O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA POSTURA ÉTICA E ESTÉTICA DO EDUCADOR
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3737Keywords:
Diversidade, Gênero e Sexualidade, Formação Docente, Ética e Estética, . Educação Profissional e TecnológicaAbstract
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de investigar como os aspectos da diversidade, principalmente a sexual e de gênero, são compreendidos na formação docente da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, parte-se das noções de Ética e Estética enquanto dimensões do saber docente, que pressupõem o compromisso do educador com as relações humanas e com a afetividade, e da concepção da Educação Profissional e Tecnológica como sendo aquela que considera o homem em sua totalidade, visando uma formação humana. A discussão é embasada em autores como Louro (2000; 2013), Candau (2012; 2014) e Machado (2011). Como resultado, entendemos que a diversidade sexual e de gênero existe e precisa ser reconhecida nos espaços escolares, e é a partir das dimensões da Ética e da Estética que os educadores podem refletir acerca de suas práticas, no sentido de promover mudança social com seus estudantes. Nesse contexto, a Educação Profissional e Tecnológica se mostra como um campo epistemológico com potência transformadora e emancipatória de seus sujeitos, considerando a diversidade sexual e de gênero, e um caminho promissor para que isso seja alcançado é considerando as dimensões Ética e Estética na formação docente.
References
AMORIM, Verussi Melo de; CASTANHO, Maria Eugênia. Por uma educação estética na formação universitária de docentes. Educ. Soc. [online], São Paulo, vol.29, n.105, 2008, pp.1167-1184. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0101-3302008000400011&script=sci_abstract&tlng=pt>.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm.
CANDAU, Vera Maria. Direito à educação, diversidade e educação em direitos humanos. Educação & Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 715-26, jul./set. 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0101-73302012000300004.
CANDAU, Vera Maria. Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes culturas e práticas. In Revista Educação. v. 37, n.1 p.33-41. jan/abril 2014.
FREITAS, Ana Beatriz. A Dimensão Estética na Aprendizagem: desocultando pontos cegos. Educação &Amp; Realidade, 41(2), 2016.
LOURO, Guacira Lopes (Org.) O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
LOURO, Guacira. Currículo, gênero e sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, Guacira; FELIE, Jane; GOELLNER, Silvana (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9.ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
MACHADO, Lucilia. O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Educação e Sociedade, v.32, n.116, p.689-704, jul.-set. 2011.
MISKOLCI, Richard. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. 3.ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.
MOURA, Dante Henrique. Trabalho e formação docente na educação profissional. Curitiba: IFPR-EAD, 2014.
OGÊDA, Adrianne, et al.. Dimensão estética e processos identitários no percurso de se fazer professor. RevistAleph, (31), 2018. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i31.39286
RAMOS, Marise. Concepções do Ensino Médio Integrado. Seminário da Secretaria Estadual de Educação. Pará, 2008.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica. Cadernos Pedagogia Universitária. São Paulo: Universidade Nove de Julho, maio, 2009.
SAVIANI, Dermerval. Os saberes implicados na formação do educador. In BICUDO, Maria Aparecida Viggiani; SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da. Formação do Educador: dever do estado, tarefa da universidade. São Paulo: Editora da UESP, 1996.
SILVA, Mara Lúcia Finocchiaro da. A importância da dimensão estética para educadores da infância. Congresso nacional de formação de professores, 2.; Congresso estadual paulista sobre formação de educadores, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 3373-3381 Disponível em: <http://hdl.handle.net/11449/141579>.