A IMPORTÂNCIA DA FERRAMENTA DO MEET NAS AULAS ONLINE MINISTRADAS NO IFPI DO CAMPUS ANGICAL – PI
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i1.2659Keywords:
Meet, Ensino, Pandemia, IFPIAbstract
O objetivo geral foi analisar os motivos que influenciam na baixa participação dos alunos de ensino médio do IFPI – Campus Angical no período de pandemia nas aulas via meet. Metodologia realizamos uma abordagem quantitativa, de caráter descritivo. O instrumento para coleta de dados foi um formulario eletronico disponibilizado na internet formado por 09 (nove) questões de múltipla escolha disponibilizado de maio a novembro de 2021. A amostra foi composta de 258 (duzentos cinquenta e oito) alunos devidamente matriculados no IFPI, houve tambem uma pesquisa bibliografica sobre o assunto em períódicos, documentos, artigos, congressos e livros, as análises dos dados quantitativos foram transformadas em gráficos para posterior apresentação e análise. Resultados encontramos 53,5% apontando o meet como importante para o processo de tirar dúvidas; 50,8% observou a necessidade de ampliação da utilização da referida ferramenta; 44,5% concorda que as aulas do meet, contribui para o aprendizado; a maioria 49,6% afirma ser indiferente abrir ou não a câmera no momento da aula online; 62,6% nas aulas online, assistiu metade das aulas com a câmera aberta; 52,9% informaram que a não utilização da câmera durante a aula do meet, não interfere na interação e no aprendizado; 56,4% informa que o motivo da não abertura da câmera no momento das aulas online foi vergonha. Considerações finais com a necessidade de utilização de aulas online, a ferramenta do meet foi muito utilizada, porém, infelizmente não em sua totalidade, havendo certa dificuldade de entendimento do quanto importante essa ferramenta pode impactar positivamente no aprendizado, sendo necessário um treinamento, acompanhamento e organização para utilização dessas novas ferramentas de ensino a distância.
References
BARBOSA A. F. (coord). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação 2013. 2014. Disponível em http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf. Consultado em 14/05/2020
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
CANÁRIO, Rui. A escola: das “promessas” às “incertezas”. Educação Unisinos. V. 12, N. 2, mai-ago., 2006. p. 73-81.
CARVALHO, R. As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. Paraná, 2009.
DIAS, Érika e PINTO, Fátima Cunha Ferreira. A Educação e a Covid-19, Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.28, n.108, p. 545-554, jul./set. 2020
JESUS, Anderson Nildo dos Santos de; ANDRADE, Andressa Freitas de; FERREIRA, Rafaela Caroline; ARAUJO, Ayala de Sousa. Desafios atuais da educação: reflexões sobre a constante busca da (re)construção da práxis pedagógica no processo de inclusão social de nossos alunos. XVI Semana da educação, VI Simpósio de pesquisa e pós graduação, desafios atuais para educação.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus Professor, Adeus Professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PERRY, G. T. et al. Desafios da gestão de EAD: necessidades específicas para o ensino científico e tecnológico. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1, 2006.
SANTOS, Vanide Alves dos ; DANTAS, Vagner Ramos; GONÇALVES, Anna Beatryz Vieira; HOLANDA, Beatriz Meireles Waked de; BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião e. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente coneduemcasa (online),VII Congresso Nacional de Educação, Campina Grande – PB.2020.
SILVA, Maria José Sousa da; SILVA, Raniele Marques da. Educação e ensino remoto em tempos de pandemia: desafios e desencontros, coneduemcasa(online),VII Congresso Nacional de Educação, Campina Grande – PB.2020.
SOUZA, S.; FRANCO, V. S.; COSTA, M. L. F. Educação a distância na ótica discente. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 42, n. 1, p. 99-114, jan./mar. 2016. https://doi.org/10.1590/s1517– 9702201603133875
TOLOMEI, B. V. A gamificação como estratégia de engajamento e motivação na educação: EAD em foco. V. 7, n. 2, 2017.
UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. Notícia de 26/05/2020. Disponível em: acesso em: 30 de ago. de 2020.