REFLEXÕES SOBRE A PSICOLOGIA SOCIAL NO CONTEXTO ESCOLAR
REFLECTIONS ABOUT SOCIAL PSYCHOLOGY IN THE SCHOOL CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10755Keywords:
Psicologia Social, Escola, EducaçãoAbstract
Este estudo tem como objetivo geral compreender as relações que se estabelecem no contexto escolar, através dos fundamentos da Psicologia Social. Trazemos ao longo desse estudo as contribuições, sentidos e valores que essa disciplina vem influenciado na construção do ser social no ambiente escolar. Diante da dinamicidade da sociedade contemporânea, a escola tem que abandonar certos paradigmas estáticos para acompanhar essa nova configuração social. No entanto, para que ocorra essa mudança, é necessário iniciar com a mudança de pensamento sobre ela, enquanto instituição social, responsável pela formação do indivíduo. Ao longo desse estudo, recorremos às lentes da Psicologia Social para compreender as relações que se estabelecem dentro da escola. A pesquisa desenvolvida é de natureza bibliográfica (GIL, 2011). Assim, compreendemos que a Psicologia Social no contexto escolar pode auxiliar na compreensão das relações que envolvem não somente a aprendizagem, mas também, os conflitos escolares, lutas de classes, relações de poder, dentre outros. Possibilitando aos sujeitos da comunidade escolar uma estrutura mais crítica, transformadora, dialética, ética e afetiva.
References
ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 7. ed. Coleção Questões da nossa época. V.8. São Paulo: Cortez, 2010.
_______. Formação reflexiva de professores: Estratégias de supervisão. Portugal: Porto, 1996.
ALVES, C. P.; SILVA, A. C. B. Psicologia escolar e psicologia social: articulações que encontram o sujeito histórico no contexto escolar. Psicologia da Educação, São Paulo, n. 23, p. 189-200, 2006. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psie/n23/v23a10.pdf. Acesso em: 10 mar. 2020.
BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo da Psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
CORGA, D. M. Uma história da Psicologia Social: sua diversidade. 269f. Tese de Doutorad. Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. 1998.
DEMO, P. Habilidades e competências no século XXI. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
FERREIRA, M.C. A Psicologia Social Contemporânea: Principais Tendências e Perspectivas Nacionais e Internacionais. Psicologia: Teoria e Pesquisa v. 26, n. especial, p. 51-64, 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ptp/v26nspe/a05v26ns.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.
GIL, A. C. Didática do ensino superior. 8.reimpr. São Paulo: Atlas, 2013.
________. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2011.
GONÇALVES, R. M. P.; YAMAMOTO, O. H. Fundamentos Teórico-Práticos da Psicologia Social: um debate histórico e necessário. Psicologia Política, v. 15, n. 32, jan-abr, p.17-31, 2015. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/rpp/v15n32/v15n32a02.pdf. Acesso em: 09 mar. 2020.
LANE, S. T. M. Psicologia social e uma nova concepção do homem para a psicologia. In: LANE, S. T. M.; CODO, W. (orgs.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MASETTO, M. T. Mediação pedagógica e o uso da tecnologia. In: MORAN, J.M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 10ed. Campinas, SP: Papirus. 2000.