DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DURANTE O ENSINO REMOTO

Autores

  • Marcelo José e Silva Universidade Estadual do Piauí
  • Isaías Pereira de Jesus Universidade Federal do Piauí
  • Amanda Siqueira Araújo Universidade Federal do Piauí https://orcid.org/0009-0001-5664-7300

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i3.6085

Palavras-chave:

Educação Matemática; Educação Inclusiva; Autismo; Ensino Remoto.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo propor recursos e atividades pedagógicas que podem ser aplicados em sala de aula para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), contendo  assuntos  ministrados  na  Educação  Básica  pelos  professores  de  Matemática.  Os resultados apontam  que  a  utilização  de  materiais  concretos  demonstrou  resultados  positivos  no  ensino  dessa  disciplina  para  estudantes  com  autismo,  ajudando  no  raciocínio lógico  e  na  aprendizagem.  Este  estudo  também  apresenta  as  dificuldades  no  processo  de ensino-aprendizagem  da  Matemática  para  esses  alunos  durante  a  pandemia  da  Covid-19, através  do  ensino  remoto  emergencial.   O  trabalho  inclui  uma  abordagem  histórica  da educação  inclusiva,  que  ainda  é  um  desafio  contemporâneo  proporcionar  uma  educação para  todos.   A  metodologia  aplicada  foi  a  pesquisa  bibliográfica,  e  os  dados  foram  coletados através de uma revisão de literatura disponível em bases como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, internet, portais de artigos digitais e revistas.

Biografia do Autor

Marcelo José e Silva, Universidade Estadual do Piauí

 

Mestre na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professor na Escola Municipal Professor Olimpio Castro de Oliveira (SEDUC), Teresina, Piauí, Brasil.

ORCID:http://orcid.org/0000-0002-0660-0467.

 E-mail: marcelojoseesilva1981@gmail.com

 

[1] Mestre na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professor na Escola municipal professor Olimpio Castro de Oliveira (SEMEC), Teresina, Piauí, Brasil. ORCID:http://orcid.org/0000-0002-0660-0467. E-mail: marcelojoseesilva1981@gmail.com

Isaías Pereira de Jesus, Universidade Federal do Piauí

 

Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Professor do Programa de Pós- Graduação Profissional em Matemática – PROFMAT (UFPI). Teresina, Piauí, Brasil.

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1917-1171 .

E-mail: isaias@ufpi.edu.br

 

[1] Doutor em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC).  Professor do Programa de Pós – Graduação Profissional em Matemática - PROFMAT (UFPI), Teresina, Piauí, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1917-1171.  E-mail: isaias@ufpi.edu.br

Amanda Siqueira Araújo, Universidade Federal do Piauí

Amanda Siqueira Araújo[1]

Universidade Federal do Piauí  - UFPI

Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Professora na Escola Municipal Rita Miranda Brito (SEDUC), Luís Correia, Piauí, Brasil.

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-5664-7300.

E-mail: amanda.pi.phb@gmail.com

 

[1].Mestra em Matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Professora na Escola Municipal Rita Miranda Brito (SEDUC), Luís Correia, Piauí, Brasil. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-1917-1171 .. E-mail: amanda.pi.phb@gmail.com

 

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

E SILVA, Marcelo José; PEREIRA DE JESUS, Isaías; AMANDA SIQUEIRA ARAÚJO. DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES AUTISTAS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DURANTE O ENSINO REMOTO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1–16, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i3.6085. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/6085. Acesso em: 29 mar. 2025.