MATRIZ DE CATEGORIZAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: REFLEXÕES ENTRE PEDAGOGIA E O JUDICIÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5926

Palavras-chave:

Estatuto da Criança e do Adolescente; Adolescente; Políticas Públicas

Resumo

As discussões apresentadas nesse artigo são de caráter preliminar, uma vez que a pesquisa não se finda nesse texto. Entretanto, é nosso objetivo refletir sobre a relação das políticas públicas para adolescente autor de comportamento desviante, com foco no debate sobre os normativos legais considerando-os uma política social para um público com características tão específicas. O estudo favorece as reflexões pedagógicas articuladas ao campo jurídico que se fortalecem no atendimento, acolhimento, prevenção e proteção das crianças e adolescentes. Empiricamente, optamos pela metodologia qualitativa, na qual sugeriu-se uma matriz de categorização de dados para o estudo da Lei n. 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente. Os dados serão tratados com base em técnicas da Análise de Conteúdo, considerando quatro eixos para proceder com a análise documental, quais sejam: (i) identificação da legislação; (ii) proteção integral; (iii) adolescente/jovem; e, (iv) socioeducação.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

DO AMARAL, Darliane Silva; CORDEIRO, João Henrique. MATRIZ DE CATEGORIZAÇÃO DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: REFLEXÕES ENTRE PEDAGOGIA E O JUDICIÁRIO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–10, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5926. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5926. Acesso em: 22 jul. 2024.