PEDAGOGIA JURÍDICA: SENTIDOS, SABERES E FAZERES DO PEDAGOGO NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5925

Palavras-chave:

Pedagogos; Pedagogia Jurídica; Âmbito Jurídico; Saberes e fazeres pedagógicos

Resumo

Neste artigo buscamos pensar acerca da Pedagogia Jurídica, objetivando compreender questões conceituais, metodológicas e procedimentais deste campo de estudo e de trabalho, a partir da seguinte questão de estudo: para os/as pedagogos/as jurídicos/as, quais são os sentidos e os modos de trabalho da Pedagogia Jurídica? Para empreendermos esse estudo, realizamos entrevistas individuais com seis pedagogos que atuam no âmbito jurídico. Os dados obtidos com as entrevistas foram processados e analisados conforme a Análise de Conteúdo (Bardin, 1997). Teoricamente, o estudo se ancorou no pensamento de Libâneo (2001, 2021), Silva (2015), (Freitas, 2012), Freire (1996), Aranha (1996). As analises evidenciam que para os pedagogos entrevistados a Pedagogia Jurídica não tem um sentido prévio definido e a sua construção dar-se atrelado ao trabalho que desenvolvem. Assim, a própria denominação Pedagogia Jurídica encontra se em questão e os sujeitos se identificam como pedagogos que atuam no campo do Judiciário. Por essa Pedagogia ser um campo em construção, os pedagogos entrevistados assinalam as dificuldades iniciais em termos de saberes e fazeres, mas tomam essa dificuldade como possibilidade de construírem saberes e fazeres e se constituírem como pedagogos que atuam nos âmbitos do jurídico.

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Pedagogia Jurídica: sentidos, saberes e fazeres do pedagogo no âmbito do Poder Judiciário

Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 07, n. 01, 2024, eISSN: 2674-757X

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

FERNANDES, Dorgival Gonçalves; DA COSTA, Maria Sheila Alves. PEDAGOGIA JURÍDICA: SENTIDOS, SABERES E FAZERES DO PEDAGOGO NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–12, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5925. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5925. Acesso em: 22 dez. 2024.