PEDAGOGIA JURÍDICA: SENTIDOS, SABERES E FAZERES DO PEDAGOGO NO ÂMBITO DO PODER JUDICIÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5925Palavras-chave:
Pedagogos; Pedagogia Jurídica; Âmbito Jurídico; Saberes e fazeres pedagógicosResumo
Neste artigo buscamos pensar acerca da Pedagogia Jurídica, objetivando compreender questões conceituais, metodológicas e procedimentais deste campo de estudo e de trabalho, a partir da seguinte questão de estudo: para os/as pedagogos/as jurídicos/as, quais são os sentidos e os modos de trabalho da Pedagogia Jurídica? Para empreendermos esse estudo, realizamos entrevistas individuais com seis pedagogos que atuam no âmbito jurídico. Os dados obtidos com as entrevistas foram processados e analisados conforme a Análise de Conteúdo (Bardin, 1997). Teoricamente, o estudo se ancorou no pensamento de Libâneo (2001, 2021), Silva (2015), (Freitas, 2012), Freire (1996), Aranha (1996). As analises evidenciam que para os pedagogos entrevistados a Pedagogia Jurídica não tem um sentido prévio definido e a sua construção dar-se atrelado ao trabalho que desenvolvem. Assim, a própria denominação Pedagogia Jurídica encontra se em questão e os sujeitos se identificam como pedagogos que atuam no campo do Judiciário. Por essa Pedagogia ser um campo em construção, os pedagogos entrevistados assinalam as dificuldades iniciais em termos de saberes e fazeres, mas tomam essa dificuldade como possibilidade de construírem saberes e fazeres e se constituírem como pedagogos que atuam nos âmbitos do jurídico.
Referências
ARANHA, M. L. A. História da Educação e da Pedagogia: geral e Brasil. São Paulo: Moderna,
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Resolução CNE/CP1, de 15 de maio de 1996. Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da República Federativa do Brasil.
Poder Executivo: Brasília, 2006.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz
e Terra, 1996.
Pedagogia Jurídica: sentidos, saberes e fazeres do pedagogo no âmbito do Poder Judiciário
Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 07, n. 01, 2024, eISSN: 2674-757X
DOI: 10.26694/epeduc
FREITAS, R. C. F. O Trabalho do pedagogo no Tribunal de Justiça do Pará: os desafios da inovação
no exercício profissional. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do
Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2012.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos: inquietações e buscas. Educar. Curitiba, n.17, p. 153-176,
LIBÂNEO, J. C. Prefácio. In: AMARAL, M. G. B.; SEVERO, J. L. R. L.; ARAÚJO, T. M. (org.). Pedagogia
Jurídica no Brasil: questões teóricas e práticas de um campo em construção. Fortaleza: Editora
da UECE, 2021.
SILVA, E. C. A atuação do pedagogo na Vara da infância e juventude de Jaboatão
dos Guararapes. In: MELO, S.; SANTOS, G. L. (org.). Pedagogia Jurídica: as práticas do pedagogo
no judiciário. Recife: Ed. UFPE, 2015.