A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5923

Palavras-chave:

Pedagogia Jurídica; pedagogo jurídico; Tribunal de Justiça de Alagoas; equipes multidisciplinares

Resumo

Este artigo deriva de monografia apresentada ao final do Curso de Especialização em Pedagogia Jurídica da Faculdade de Ciências Humanas de Recife; nele, indagamos os porquês da presença do pedagogo no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e se os conhecimentos construídos no Curso de Pedagogia contribuem para a atuação do pedagogo em equipe multidisciplinar. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se orienta pelo método estudo de caso. As respostas coletadas após aplicação de questionário junto a pedagogas atuantes no TJAL nos possibilitaram alargar o conhecimento sobre a atuação dessas profissionais no campo jurídico. Para os sujeitos de nossa pesquisa, os currículos dos cursos de Pedagogia pouco colaboraram para sua atuação nas equipes multidisciplinares a serviço da Justiça Infantojuvenil; as respondentes referiram como maior desafio para o pedagogo jurídico o reconhecimento e a valorização de seu trabalho dentro das equipes multidisciplinares e do TJAL como um todo, evidenciando, assim, a necessidade de ampliação do diálogo sobre a Pedagogia Jurídica como campo prático-teórico em emergência.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

VICENTE DA SILVA, Maria Quinor; RODRIGO DA SILVA, Pedro. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5923. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5923. Acesso em: 5 nov. 2024.