A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5923

Palavras-chave:

Pedagogia Jurídica; pedagogo jurídico; Tribunal de Justiça de Alagoas; equipes multidisciplinares

Resumo

Este artigo deriva de monografia apresentada ao final do Curso de Especialização em Pedagogia Jurídica da Faculdade de Ciências Humanas de Recife; nele, indagamos os porquês da presença do pedagogo no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) e se os conhecimentos construídos no Curso de Pedagogia contribuem para a atuação do pedagogo em equipe multidisciplinar. A abordagem da pesquisa é qualitativa e se orienta pelo método estudo de caso. As respostas coletadas após aplicação de questionário junto a pedagogas atuantes no TJAL nos possibilitaram alargar o conhecimento sobre a atuação dessas profissionais no campo jurídico. Para os sujeitos de nossa pesquisa, os currículos dos cursos de Pedagogia pouco colaboraram para sua atuação nas equipes multidisciplinares a serviço da Justiça Infantojuvenil; as respondentes referiram como maior desafio para o pedagogo jurídico o reconhecimento e a valorização de seu trabalho dentro das equipes multidisciplinares e do TJAL como um todo, evidenciando, assim, a necessidade de ampliação do diálogo sobre a Pedagogia Jurídica como campo prático-teórico em emergência.

Referências

ABMP. O sistema de justiça da infância e juventude nos 18 anos do Estatuto da Criança e

do Adolescente: desafios na especialização para a garantia de direitos de crianças e

adolescentes. Brasília, DF: ABMP, 2008. Disponível em:

https://www.ufrgs.br/napead/projetos/estacao-psi/anexos/Desafios_Sistema_Justica.pdf.

Acesso em: 30 abr. 2024.

AMARAL, Maria G. B.; SEVERO, José L. R. de L.; ARAÚJO, Talita M. de. Pedagogia jurídica no

Brasil: questões teóricas e práticas de um campo em construção. 1. ed. Fortaleza: Editora da

UECE, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/eduece/wp-

content/uploads/sites/88/2023/10/Pedagogia-jur%C3%ADdica-no-Brasil-quest%C3%B5es-

te%C3%B3ricas-e-pr%C3%A1ticas-de-um-campo-em-constru%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso

em: 30 abr. 2024.

BERNARDES, Cyntia. A de Araújo. Pedagogia Jurídica: contribuições do pedagogo em varas

de infância e juventude. São Paulo: Editora Dialética, 2021.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 abr.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei no 8.069, de 13 de julho 1990. Disponível

em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 30 abr. 2024.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei Federal no 9.394/1996. Brasília,

Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 30

abr. 2024.

. SILVA, Maria Q. Vicente da,; SILVA Pedro Rodrigo da,

Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 07, n. 01, 2024, eISSN: 2674-757X

DOI: 10.26694/epeduc

BRASIL, Resolução de CNE/CP No 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 30. abr. 2024.

DAL-BÓ, Ana Maria Mafra. Trabalho interdisciplinar - Psicologia e Serviço Social: uma

vantajosa parceria. In: O Serviço Social no Poder Judiciário. Caderno 1, ACASPJ, 2009.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2017.

DIAS, Fabiana K. A atuação do pedagogo em equipe interdisciplinar que trabalha com

processos de crimes praticados contra a crianças e o adolescente. In: MELO, Simony F. de;

SANTOS, Gidair L. dos. (Orgs.). Pedagogia Jurídica: as práticas do pedagogo no judiciário.

Editora UFPE, Recife 2015. p. 121-135.

FAZENDA, Ivani. (Org.) O que é interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo:

Edições Loyola, 1991.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 26. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GALO, Ana P. V.; MELO, Simony F. de; SEVERO, José L. R. de L. Pedagogia jurídica:

perspectivas humanizadoras e emancipatórias no trabalho com infância e juventude

judicializadas. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 26, p. 1-20, 2023. Disponível em:

https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 30 abr. 2024.

LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogo, para quê? São Paulo: Cortez, 2002.

LIBANEO, José C.; PIMENTA, Selma G. Formação de profissionais da educação: visão crítica e

perspectiva de mudança. Revista Educação e Sociedade, ano XX, n. 68, dezembro, 1999.

Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/GVJNtv6QYmQY7WFv85SdyWy/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 30 abr. 2024.

LIMA, Ana. K. M.; LIMA, Isabel, M. S. O.; LIMA, Ludmilla, K. R. de. Dimensão pedagógica da

Justiça Restaurativa e os Círculos Virtuais de Construção de Paz. São Paulo: edição do autor,

Disponível em:

https://www.mpmg.mp.br/data/files/1E/27/72/54/65A9C71030F448C7860849A8/Dimensa

o%20pedagogica%20da%20Justica%20Restaurativa%20e%20os%20circulos%20virtuais%20d

e%20construcao%20de%20paz.pdf. Acesso em: 30 abr. 2024.

MELO, Simony F. de; SANTOS, Gidair L. dos. Pedagogia Jurídica: as práticas do pedagogo no

judiciário. Editora UFPE, Recife 2015.

MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14 ed.

São Paulo: Hucitec, 2014.

SANTOS, M. A. C. Criança e criminalidade no início do século. In: PRIORE, Mary Del (Org.).

História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2007. p. 210-229.

A atuação do Pedagogo no Tribunal de Justiça De Alagoas: um estudo de caso

Revista Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, Piauí, v. 07, n. 01, 2024, eISSN: 2674-757X

DOI: 10.26694/epeduc

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3. ed. Campinas: Autores

Associados, 2010.

SEVERO, José L. R. de L. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista

Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 96, n. 244, p. 561–576, out. 2015.

SILVA, Mirelly S. Praseres da; SILVA, Pedro Rodrigo da. As práticas do pedagogo no Tribunais

de Justiça brasileiros: a emergência de uma pedagogia (jurídica)? Editora CRV. Curitiba,

SOUZA, Mariana A. S. de S. Atuação profissional de pedagogos em contextos não escolares:

pedagogia e currículo. São Paulo: Editora Dialética, 2023.

VASCONCELOS, Eduardo M. Serviço Social e interdisciplinaridade: o exemplo de saúde

mental. In: Serviço Social e Sociedade: descentralização, cidadania, participação. 54, ano

XVIII. Editora Cortez, 1997.

ZEHR, Howard. Trocando as lentes: um novo foco sobre o crime e a justiça/justiça

restaurativa. São Paulo: Palas Athena, 2008.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

VICENTE DA SILVA, Maria Quinor; RODRIGO DA SILVA, Pedro. A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS: UM ESTUDO DE CASO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–24, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5923. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5923. Acesso em: 21 nov. 2024.