EXPERIÊNCIA, PENSAMENTO REFLEXIVO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO NOVO ENSINO MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5821

Palavras-chave:

Pensamento Reflexivo; Democracia; Novo ensino médio; Educação.

Resumo

Este artigo trata do núcleo da pesquisa realizada para a elaboração da dissertação do mestrado em educação efetivado na Universidade Estadual de Londrina. O tema explora a importância da compreensão do pensamento reflexivo e sua relação com a experiência na construção de uma educação mais significativa e democrática promovida no novo ensino médio, e foi fundamentada na filosofia de Dewey. A análise de estudos nos compêndios filosóficos deweyanos visa fornecer singela clareza para profissionais da educação, especialmente diante das mudanças, como a reforma do ensino médio propõe. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa revisita obras de Dewey, como Como Pensamos, Democracia e Educação e Experiência e Educação, além de documentos da SEED-PR sobre o novo ensino médio. Consideramos que os documentos do novo ensino médio, embora reflitam aspectos correspondentes à filosofia deweyana, requer uma análise mais profunda das teorias do autor em pauta, necessária para embasar as revisões educacionais pretendidas.

Biografia do Autor

Jarson da Silva, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professor pedagogo pela Secretária
Estadual de Educação (SEED). Professor pela Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SMEL), Londrina, Paraná, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9891-6628. E-mail: jarson.silva10@uel.br.

Leoni Maria Padilha Henning, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Graduação em Filosofia (UFPR). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Pós-doutorado em Filosofia (UFSC). Docente Sênior do Programa de Pós-graduação em Educação (UEL) na Linha 1,Núcleo de Filosofia e Educação. Londrina, Paraná, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8004-2371 E-mail:leoni.henning@yahoo.com

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

DA SILVA, Jarson; MARIA PADILHA HENNING, Leoni. EXPERIÊNCIA, PENSAMENTO REFLEXIVO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO NOVO ENSINO MÉDIO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–19, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.5821. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5821. Acesso em: 21 dez. 2024.