EXPERIÊNCIA, PENSAMENTO REFLEXIVO E EDUCAÇÃO EM JOHN DEWEY: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO NOVO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5821Palavras-chave:
Pensamento Reflexivo; Democracia; Novo ensino médio; Educação.Resumo
Este artigo trata do núcleo da pesquisa realizada para a elaboração da dissertação do mestrado em educação efetivado na Universidade Estadual de Londrina. O tema explora a importância da compreensão do pensamento reflexivo e sua relação com a experiência na construção de uma educação mais significativa e democrática promovida no novo ensino médio, e foi fundamentada na filosofia de Dewey. A análise de estudos nos compêndios filosóficos deweyanos visa fornecer singela clareza para profissionais da educação, especialmente diante das mudanças, como a reforma do ensino médio propõe. Utilizando uma abordagem qualitativa, a pesquisa revisita obras de Dewey, como Como Pensamos, Democracia e Educação e Experiência e Educação, além de documentos da SEED-PR sobre o novo ensino médio. Consideramos que os documentos do novo ensino médio, embora reflitam aspectos correspondentes à filosofia deweyana, requer uma análise mais profunda das teorias do autor em pauta, necessária para embasar as revisões educacionais pretendidas.
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