PEDAGOGIA JURÍDICA: CONCEITOS E ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5572

Palavras-chave:

Pedagogia Jurídica, Poder Judiciário, educação, Estatuto da Criança, Pedagogo, Ciência

Resumo

Este artigo tem como escopo refletir sobre a Pedagogia Jurídica, como campo epistêmico em construção da Ciência da Educação, ou seja, da Pedagogia, abordando seus conceitos e elementos constitutivos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa que discute a fundamentação legal da Pedagogia e suas oscilações estabelecendo a relação com a Pedagogia Jurídica. Os resultados apontam que, apesar dos desafios do Pedagogo que atua na área jurídica, as conquistas na área, evidenciada pelo aumento da produção teórica, há esperanças de que a Pedagogia Jurídica possa ser consolidada em todas as suas dimensões.

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

TORRES DA COSTA MARTINS, Elange; COSTA SENNA, Silza Almeida; WANDERLEY MENDES, Vera Lúcia. PEDAGOGIA JURÍDICA: CONCEITOS E ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 1–13, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5572. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5572. Acesso em: 5 nov. 2024.