AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SOCIOEDUCAÇÃO PARA SERVIDORES DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE.
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5571Palavras-chave:
Representações sociais, Socioeducação, Educação social., Tribunal de JustiçaResumo
A socioeducação é um tema novo em pesquisas fundamentadas pela Teoria das Representações Sociais. Para Moscovici (1961), essa teoria tem a função de revelar como os sujeitos constroem suas explicações acerca dos fenômenos de seu cotidiano, evidenciando assim, as representações que pautam suas ações. Nessa direção, lançamos mão dessa teoria para identificar a representação social de socioeducação para servidores que atuam na Vara da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Essa temática é de extrema relevância por abordar a implementação das medidas socioeducativas, significando relevante conquista na intervenção com adolescentes em conflito com a lei. O lócus da pesquisa é uma Vara da Infância e da Juventude, seção responsável no Poder Judiciário, por acompanhar e fiscalizar a execução das medidas socioeducativas. Para consecução da pesquisa, realizamos revisão bibliográfica, documental e investigação empírica, com 11 sujeitos. Para produção dos dados aplicamos a Técnica de Associação Livre de Palavras – TALP, realizamos a análise das evocações dos sujeitos, alicerçada na Teoria do Núcleo Central (ABRIC, 1998) e (SÁ, 1998), relativo à frequência e ordem média de evocação; na Teoria das Representações Sociais – TRS (MOSCOVICI, 2001) e (JODELET, 2001); e nos estudos sobre Socioeducação e Educação Social (RANIERE, 2014) e (GADOTTI, 2012). Os resultados demonstram que no núcleo central surgiram evocações como: ‘educação’, ‘oportunidade’ e ‘direitos’. Assim, as possíveis representações sociais de socioeducação transitam em um cenário de cidadania, protagonismo e transformações, no qual as mudanças compartilhadas auxiliam a ressignificar as próprias representações historicamente postas acerca da socioeducação.
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