PROJETO DE VIDA: UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E UM ALINHAMENTO JURÍDICO, PARA O PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i1.5565

Palavras-chave:

Palavras-chave: Plano Individual de Atendimento; Concepção Pedagógica; Projeto de Vida; Socioeducação.

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa “A construção do projeto de vida para os adolescentes em privação de liberdade: uma proposição para a socioeducação no Distrito Federal”, na qual a pesquisadora realizou o Projeto de Vida, baseado em Viktor Frankl, em uma Unidade Socioeducativa do Distrito Federal. Mediante a pesquisa, percebeu-se que o PIA vem sendo realizado sem uma contextualização pedagógica e cumprindo uma diretriz jurídica. Nesse sentido, percebe-se a necessidade de o Plano Individual de atendimento avançar em seu propósito de ajudar o adolescente em sua integração social. Assim, este artigo tem por objetivo apresentar o Projeto de Vida como uma concepção pedagógica na perspectiva da logoterapia, realizando um alinhamento com as diretrizes do PIA. Esta pesquisa foi realizada segundo uma abordagem qualitativa com bases em uma pesquisa participativa interventiva. Traremos as impressões dos adolescentes sobre a realização do PIA em um contexto do Projeto de Vida.

 

 

Biografia do Autor

Adriana Matos Rodrigues Pereira Pereira, Universidade de Brasília

Universidade de Brasília – UnB

Doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora da Faculdade de Educação na Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3965-7558. E-mail: drius1000@gmail.com

Geraldo Caliman, UCB

Doutorado (1995) e Pós-Doutorados (2001 e 2020) em Educação - Università Pontificia Salesiana de Roma. Professor da "Pontifícia Universidade Salesiana" de Roma (UPS) (1995-2003) onde atuou como Coordenador do Programa de Mestrado e Doutorado em Pedagogia Social (1998-2000). Experiência na gestão de instituições socioeducativas (Brasília 1982-1984; Belo Horizonte 1985-1987; 1991). A partir de 2005 é professor da Universidade Católica de Brasília onde já atuou também como Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa. Ensina no Programa de Mestrado e Doutorado em Educação e Coordena a Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Professor Convidado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe (IESF), Portugal. Tem experiência na área de Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, e temas correlatos como Educação Social, Exclusão Social, Prevenção, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil. Pertence ao Comitê de Redação da "Rivista Internazionale di Scienze dellEducazione Orientamenti Pedagogici" (Italia); Coeditor Internacional de "Alteridad: Revista de Educación"; Comitê Cientifico da Revista "Quaderns Danimació i Educació Social" (Barcelona-Espanha); Editor Associado da "Revista de Pedagogia Social" da UFF; do Conselho Editorial da Revista "Aprendizagem em EAD" (UCB). Pesquisador associado do RBCIP Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação. Tem cerca de 15 livros publicados, a maioria nos últimos sete anos.

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

PEREIRA, Adriana Matos Rodrigues Pereira; CALIMAN, Geraldo. PROJETO DE VIDA: UMA CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA E UM ALINHAMENTO JURÍDICO, PARA O PLANO INDIVIDUAL DE ATENDIMENTO. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 1–28, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i1.5565. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5565. Acesso em: 29 mar. 2025.