CARTOGRAFANDO AS LINHAS ENTRE MATEMÁTICA E FILOSOFIA DA DIFERENÇA DE DELEUZE
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.5304Palavras-chave:
Tradicional, Ensino, Matemática, Filosofia da DiferençaResumo
Este ensaio visa discutir a atual situação do ensino da Matemática e, posteriormente, abordar a filosofia da diferença de Deleuze como um pensamento no ensino da matemática. Metodologicamente, trata-se de um ensaio teórico fundamentado no método cartográfico de Deleuze, com abordagem qualitativa, visando proporcionar discussões embasadas no ensino da Matemática, na filosofia da diferença e no entrelaçamento desses conceitos. A partir disso, destacam-se, por meio de pesquisa bibliográfica, como o ensino da Matemática é representado no tradicionalismo em sala de aula pelos professores. Consequentemente, por meio dessas discussões sobre o ensino da Matemática, apresenta-se uma abordagem que valoriza as diferenças, respeitando as diversas subjetividades dos estudantes. É relevante ressaltar que este ensaio não tem a pretensão de fornecer uma “receita” para o ensino da Matemática, mas sim de promover a discussão acerca das diferenças, dos signos e das subjetividades presentes em sala de aula.
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