O KANTISMO DINÂMICO DE PIAGET: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO DE KANT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.5038

Palavras-chave:

Aprendizagem, Construtivismo, Criticismo, Educação ativa, Epistemologia Genética

Resumo

Este artigo explora a influência do pensamento de Immanuel Kant na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Kant acreditava que o conhecimento resultava das impressões sensoriais, mas enfatizava a importância das ferramentas da subjetividade na organização dessas impressões. Por outro lado, Piaget demonstrou que essas ferramentas da subjetividade eram o resultado final de um longo e complexo processo de formação construtivista. Piaget, partindo das premissas científicas de sua época, deu continuidade ao criticismo epistemológico de Kant, reforçando o papel ativo do sujeito no processo de construção do conhecimento. Em um contexto educacional contemporâneo, essa abordagem oferece bases para práticas pedagógicas que reconhecem a participação ativa do aprendiz, promovendo estratégias de ensino construtivistas alinhadas com os desafios da atualidade.

Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos, IFC

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UEPG. Professor EBTT no IFC - Campus Araquari, Araquari, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7954-0410. E-mail: edvanderson.santos@ifc.edu.br. Telefone para contato: (47)98864-7951

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Colaborador na UEPG. Professor de Geografia na Educação Básica da Rede Estadual do Paraná (SEED-PR).

Referências

AQUINO, São Tomás de. Questões discutidas sobre a verdade. In: AQUINO, São Tomás de; ALIGHIERI, Dante. Seleção de textos. São Paulo: Nova Cultural, 1980.

BECKER, Fernando. Aprendizagem: concepções contraditórias. Schème: Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas, Marília, v. 1, n. 1, p. 53-73, jan./jun. 2008. Disponível em: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/scheme/article/view/552. Acesso em: 11 ago. 2019.

DESCARTES, René. Discurso do método. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia: romance da história da filosofia. Tradução de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana: uma tentativa de introduzir o método experimental de raciocínio nos assuntos morais. Tradução: Debora Danowski. 2 ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5. ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KREPE, Frederico. Podcast Não precisa copiar: Kant Epistemologia- Podcast de Filosofia – Ciência. Locução de Rodrigo R. de Carvalho; Fagner Concolato; Pedro Cortat.. Rio de Janeiro: 10 mar. 2021. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/episode/3KHzfc80nPqi95i6I9OoGl. Acesso em 20 maio 2021.

KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução: Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

LOCKE, John. Ensaio acerca do entendimento humano. São Paulo: Nova Cultural,1999.

PARRAT-DAYAN, Silvia. La teor a de Piaget sobre la causalidad. In: MORENO i MARIMÓN, Montserrat; SASTRE VILARRASA, Genoveva; BOVET, Magali C.; GARCÍA, Aurora Leal (Orgs). Conocimiento y cambio: los modelos organizadores en la construcción del conocimiento. Barcelona: Paid, 1998. p. 21-30.

PASCAL, Georges. O pensamento de Kant. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 1992.

PIAGET, Jean. A Epistemologia Genética. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. In: PIAGET, Jean. Jean Piaget. São Paulo: Abril Cultural, 1978a.

PIAGET, Jean. Lógica e conhecimento científico. 2. vol. Porto: Livraria Civilização, 1981.

PIAGET, Jean. Para onde vai a educação? Tradução de Ivete Braga. 14. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

PIAGET, Jean. Prêmio Erasmo 1972. In: PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a Inteligência no desenvolvimento mental da criança. Organização e tradução de Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014a.

PIAGET, Jean. Problemas de Psicologia Genética. Tradução de Celia E. A. Di Piero. In: PIAGET, Jean. Jean Piaget. São Paulo: Abril Cultural, 1978c.

PIAGET, Jean. Relações entre a afetividade e a Inteligência no desenvolvimento mental da criança. Organização e tradução de Cláudio J. P. Saltini e Doralice B. Cavenaghi. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2014b. 356 p.

PIAGET, Jean. Sabedoria e Ilusões da Filosofia. Tradução de Zilda Abujamra Daeir. In: PIAGET, Jean. Jean Piaget. São Paulo: Abril Cultural, 1978b.

PRINCETON UNIVERSITY. Dicionário Webster on-line da WordNet 3.0 Copyright © 2006. Disponível em: http://www.websters-dictionary-online.org/definitions/Noumenon?cx=partner-pub-0939450753529744:v0qd01-tdlq&cof=FORID:9&ie=UTF-8&q=Noumenon&sa=Search . Acesso em: 11/11/21.

ROSSO, Ademir José. A correlação no contexto do ensino de Biologia: implicações psicopedagógicas e epistemológicas. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências Naturais) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 1998. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/111429. Acesso em: 11 maio 2022.

SPINOZA, Benedictus de. Spinoza. Org Don Garret. São Paulo: Ideias & Letras, 2011.

Downloads

Publicado

2023-12-28

Como Citar

RAMALHO DOS SANTOS, Edvanderson; FERREIRA, Adriano Charles. O KANTISMO DINÂMICO DE PIAGET: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO DE KANT. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–20, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.5038. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5038. Acesso em: 21 nov. 2024.