O KANTISMO DINÂMICO DE PIAGET: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO DE KANT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.5038

Palavras-chave:

Aprendizagem, Construtivismo, Criticismo, Educação ativa, Epistemologia Genética

Resumo

Este artigo explora a influência do pensamento de Immanuel Kant na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Kant acreditava que o conhecimento resultava das impressões sensoriais, mas enfatizava a importância das ferramentas da subjetividade na organização dessas impressões. Por outro lado, Piaget demonstrou que essas ferramentas da subjetividade eram o resultado final de um longo e complexo processo de formação construtivista. Piaget, partindo das premissas científicas de sua época, deu continuidade ao criticismo epistemológico de Kant, reforçando o papel ativo do sujeito no processo de construção do conhecimento. Em um contexto educacional contemporâneo, essa abordagem oferece bases para práticas pedagógicas que reconhecem a participação ativa do aprendiz, promovendo estratégias de ensino construtivistas alinhadas com os desafios da atualidade.

Biografia do Autor

Edvanderson Ramalho dos Santos, IFC

Mestre em Educação e Doutorando em Educação pela UEPG. Professor EBTT no IFC - Campus Araquari, Araquari, SC, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7954-0410. E-mail: edvanderson.santos@ifc.edu.br. Telefone para contato: (47)98864-7951

Adriano Charles Ferreira, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Professor Colaborador na UEPG. Professor de Geografia na Educação Básica da Rede Estadual do Paraná (SEED-PR).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

RAMALHO DOS SANTOS, Edvanderson; FERREIRA, Adriano Charles. O KANTISMO DINÂMICO DE PIAGET: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO DE KANT. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–20, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.5038. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/5038. Acesso em: 14 out. 2024.