O KANTISMO DINÂMICO DE PIAGET: APROXIMAÇÕES E DIÁLOGOS COM A EPISTEMOLOGIA DO CONHECIMENTO DE KANT
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.5038Palavras-chave:
Aprendizagem, Construtivismo, Criticismo, Educação ativa, Epistemologia GenéticaResumo
Este artigo explora a influência do pensamento de Immanuel Kant na Epistemologia Genética de Jean Piaget. Kant acreditava que o conhecimento resultava das impressões sensoriais, mas enfatizava a importância das ferramentas da subjetividade na organização dessas impressões. Por outro lado, Piaget demonstrou que essas ferramentas da subjetividade eram o resultado final de um longo e complexo processo de formação construtivista. Piaget, partindo das premissas científicas de sua época, deu continuidade ao criticismo epistemológico de Kant, reforçando o papel ativo do sujeito no processo de construção do conhecimento. Em um contexto educacional contemporâneo, essa abordagem oferece bases para práticas pedagógicas que reconhecem a participação ativa do aprendiz, promovendo estratégias de ensino construtivistas alinhadas com os desafios da atualidade.
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