FATORES INFLUENCIADORES DA ANSIEDADE E ESTRESSE EM ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4987

Palavras-chave:

Ansiedade, Estresse, Pré-vestibulando, Enem e consequências psicológicas

Resumo

O presente artigo discute sobre o marco da passagem para a vida adulta, indicado pelo período da prova ENEM, considerado uma espécie de terror psicológico por diversos autores. Pretendeu-se investigar a influência dos fatores gerais nos níveis de ansiedade e estresse no cenário do ENEM, com objetivo de compreender a relação entre o ENEM e as consequências psicológicas geradas por ele, identificar quais são os fatores de risco comuns associados à ansiedade em estudantes pré-vestibulandos na literatura existente, incluindo fatores demográficos, ambientais e psicológicos e explorar o potencial impacto da ansiedade e do estresse no desempenho acadêmico e no funcionamento social em pré-vestibulandos. Por meio de uma revisão de literatura, foram extraídos, interpretados e apresentados dados de 5 pesquisas de campo sobre o tema. Os resultados destacam que as habilidades sociais para lidar com estresse e ansiedade são tão importantes quanto o conhecimento acadêmico para o sucesso nas provas avaliativas.

Biografia do Autor

Aline Mara Ferreira Fontenele, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Teresina, Piauí, Brasil.
Especialista em Psicologia Escolar. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8852-3778. E-mail:
alinemaraff@hotmail.com

Referências

ALVES, R. 1995. O fim dos Vestibulares. Folha de São Paulo. São Paulo, 6 de fev., 1:3.

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2006). Indecisão profissional, ansiedade e depressão na adolescência: A influência dos estilos parentais. Psico-USF, 11(1), 65-73.

D'AVILA, Geruza Tavares. Vestibular: fatores geradores de ansiedade na cena da prova. Rev. bras. orientac. prof, São Paulo , v. 4, n. 1-2, p. 105-116, dez. 2003 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902003000100010&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 29 mar. 2023.

Faria, R. R., Weber, L. N. D., & Ton, C. T. (2012). O estresse entre vestibulandos e suas relações com a família e a escolha profissional. Psicologia Argumento, 30(68), 43-52. Recuperado em 06 fevereiro 2018, de http://132.248.9.34/hevila/Psicologiaargumento/2012/vol30/no68/4.pdf

Gallo-Belluzzo, S. R., Ferreira-Teixeira, M. C., & Aiello-Vaisberg, T. M. J.. (2017). O Imaginário de Adolescentes Sobre o Vestibular: Um Estudo Psicanalítico1. Paidéia (ribeirão Preto), 27(Paidéia (Ribeirão Preto), 2017 27 suppl 1), 404–412. https://doi.org/10.1590/1982-432727s1201705

Gonzaga, L. R. V., Silva, A. M. B., & Enumo, S. R. F. (2016). Ansiedade de provas em estudantes do Ensino Médio. Psicologia Argumento, 34(84), 76-88. doi: <10.7213/psicol.argum.34.084.AO07>

LIPP, M. E. N. (2000).Inventário de sintomas de stress de Lipp. São Paulo: Casa do Psicólogo.

PAGGIARO, Patrícia Bergantin Soares e CALAIS, Sandra Leal. Estresse e escolha profissional: um difícil problema para alunos de curso pré-vestibular. Contextos Clínic [online]. 2009, vol.2, n.2, pp. 97-105. ISSN 1983-3482.

PERIOTO GUHUR, M. de L.; NASCIMENTO ALBERTO, R.; CARNIATTO, N. Influências biológicas, psicológicas e sociais do vestibular na adolescência. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 115–138, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/230. Acesso em: 29 mar. 2023.

RANGEL, A. P.; TORMAN, R.; FOCESI, L. V. ADOLESCÊNCIA: CONSTRUINDO UMA IDENTIDADE. Revista Prâksis, [S. l.], v. 1, p. 39–44, 2012. DOI: 10.25112/rp.v1i0.723. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/723. Acesso em: 13 fev. 2023.

RIBEIRO, C. B. R. Fatores do ambiente escolar pregresso que podem contribuir para o desenvolvimento de ansiedade em estudantes do ensino médio, na percepção de calouros universitários. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso – Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, Santa Catarina, 2021.

Rodrigues, Daniel & Pelisoli, Cátula. (2008). Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório. Revista De Psiquiatria Clinica - REV PSIQUIATR CLIN. 35. 10.1590/S0101-60832008000500001.

Soares, D. H. P. (2002). Como trabalhar a ansiedade e o estresse frente ao vestibular. Em R. S. Levenfus & D. H. P. Soares (Orgs.), Orientação Vocacional Ocupacional: Novos achados teóricos, técnicos e instrumentos para a clínica, a escola e a empresa. Porto Alegre, RS: ArtMed.

SOUZA, M. T. DE .; SILVA, M. D. DA .; CARVALHO, R. DE .. Integrative review: what is it? How to do it?. einstein (São Paulo), v. 8, n. einstein (São Paulo), 2010 8(1), p. 102–106, jan. 2010.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

FERREIRA FONTENELE, Aline Mara. FATORES INFLUENCIADORES DA ANSIEDADE E ESTRESSE EM ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–12, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.4987. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4987. Acesso em: 21 nov. 2024.