FATORES INFLUENCIADORES DA ANSIEDADE E ESTRESSE EM ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4987

Palavras-chave:

Ansiedade, Estresse, Pré-vestibulando, Enem e consequências psicológicas

Resumo

O presente artigo discute sobre o marco da passagem para a vida adulta, indicado pelo período da prova ENEM, considerado uma espécie de terror psicológico por diversos autores. Pretendeu-se investigar a influência dos fatores gerais nos níveis de ansiedade e estresse no cenário do ENEM, com objetivo de compreender a relação entre o ENEM e as consequências psicológicas geradas por ele, identificar quais são os fatores de risco comuns associados à ansiedade em estudantes pré-vestibulandos na literatura existente, incluindo fatores demográficos, ambientais e psicológicos e explorar o potencial impacto da ansiedade e do estresse no desempenho acadêmico e no funcionamento social em pré-vestibulandos. Por meio de uma revisão de literatura, foram extraídos, interpretados e apresentados dados de 5 pesquisas de campo sobre o tema. Os resultados destacam que as habilidades sociais para lidar com estresse e ansiedade são tão importantes quanto o conhecimento acadêmico para o sucesso nas provas avaliativas.

Biografia do Autor

Aline Mara Ferreira Fontenele, Universidade Estadual do Piauí

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Teresina, Piauí, Brasil.
Especialista em Psicologia Escolar. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8852-3778. E-mail:
alinemaraff@hotmail.com

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

FERREIRA FONTENELE, Aline Mara. FATORES INFLUENCIADORES DA ANSIEDADE E ESTRESSE EM ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–12, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.4987. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4987. Acesso em: 21 dez. 2024.