FATORES INFLUENCIADORES DA ANSIEDADE E ESTRESSE EM ALUNOS PRÉ-VESTIBULANDOS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4987Palavras-chave:
Ansiedade, Estresse, Pré-vestibulando, Enem e consequências psicológicasResumo
O presente artigo discute sobre o marco da passagem para a vida adulta, indicado pelo período da prova ENEM, considerado uma espécie de terror psicológico por diversos autores. Pretendeu-se investigar a influência dos fatores gerais nos níveis de ansiedade e estresse no cenário do ENEM, com objetivo de compreender a relação entre o ENEM e as consequências psicológicas geradas por ele, identificar quais são os fatores de risco comuns associados à ansiedade em estudantes pré-vestibulandos na literatura existente, incluindo fatores demográficos, ambientais e psicológicos e explorar o potencial impacto da ansiedade e do estresse no desempenho acadêmico e no funcionamento social em pré-vestibulandos. Por meio de uma revisão de literatura, foram extraídos, interpretados e apresentados dados de 5 pesquisas de campo sobre o tema. Os resultados destacam que as habilidades sociais para lidar com estresse e ansiedade são tão importantes quanto o conhecimento acadêmico para o sucesso nas provas avaliativas.
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