A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4971

Palavras-chave:

monitoria; ensino; psicologia; formação

Resumo

Este artigo trata-se de um relato de experiência sobre a prática de monitoria desenvolvida na disciplina de Processos Psicológicos Básicos II do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Objetivou-se com este trabalho descrever a vivência de monitoria, compreender a sua importância para a formação acadêmica dos monitores e expressar a sua influência no incentivo à prática docente. O estudo é do tipo qualitativo e pautado em vivências próprias, considerando a postura adotada pelos monitores frente às atividades adjacentes à prática de monitoria. Nessa lógica, é imprescindível a realização de discussões acerca da monitoria acadêmica no ensino superior, tendo em vista a sua influência sobre os diversos processos que marcam a graduação.

Biografia do Autor

Lêda Maria de Carvalho Ribeiro Holanda, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar (UNB). Docente da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Teresina, Piauí, Brasil. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7351-7655. E-mail: ledamaria@ccs.uespi.br.

Lucas Farias dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Teresina, Piauí, Brasil

Thayná Pires de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Teresina, Piauí, Brasil.

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Publicado

2024-08-31

Como Citar

DE CARVALHO RIBEIRO HOLANDA, Lêda Maria; FARIAS DOS SANTOS, Lucas; PIRES DE OLIVEIRA, Thayná. A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO E INCENTIVO À DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 7, n. 02, p. 1–13, 2024. DOI: 10.26694/epeduc.v7i02.4971. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4971. Acesso em: 21 dez. 2024.