ATUAÇÃO DO PEDAGOGO – DIÁLOGOS ENTRE PEDAGOGIA DE EMERGÊNCIA COM A PEDAGOGIA WALDORF.
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v7i02.4724Palavras-chave:
Pedagogia Waldorf, Pedagogia de emergência, formação pedagógicaResumo
Pedagogia de Emergência é uma organização que opera ações em vários países que estão passando por crises humanitárias, e tem como objetivo dar assistência às crianças, jovens e adultos afetados por conflitos armados e catástrofes naturais. No Brasil, a organização já atuou na linha de frente de várias ações humanitárias, mas o foco da associação no país tem sido oferecer capacitações aos professores para lidarem com situações de crise no ambiente escolar. Desse modo o presente estudo aborda uma análise sobre a Pedagogia de Emergência e suas implicações acerca da formação do pedagogo para a conjuntura brasileira junto com a Pedagogia Waldorf. Tendo como objetivo analisar de que modo essa Pedagogia de Emergência se faz necessária quando o assunto é resolução de conflitos e crises humanitárias, algo que vem crescendo cotidianamente no cenário educacional brasileiro, com esse intuito essa pesquisa recorreu a análise documental em livros, artigos, sites, páginas e revistas. Com isso, foi possível obter como resultado uma análise crítica de como essa Pedagogia de emergência, fundamentada na Pedagogia Waldorf, (entre vírgulas) é de grande valia na formação dos pedagogos para lidar com situações de crise humanitária. Contudo, o estudo ainda se fez relevante para dar visibilidade ao tema que ainda é relativamente novo no país, e discutir sobre questões tão necessárias, como a formação do Pedagogo para dar suporte aos alunos após situações de crise e calamidade.
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