PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Especificidades e Desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4143

Palavras-chave:

Pedagogia e Coordenação Pedagógica; Educação Infantil; Cuidado e Educação.

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa de natureza bibliográfica relacionada à coordenação pedagógica na educação infantil, uma das áreas de atuação do profissional formado em pedagogia. A partir das problematizações realizadas na disciplina “Cuidado e Educação na Educação Infantil: fundamentos, prática pedagógica e formação de professores/2022” do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado/PPGEFB, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Francisco Beltrão, refletimos sobre a formação e o trabalho desempenhado pelo coordenador pedagógico atuante nas instituições de educação. O texto está organizado de maneira a abordar as concepções de infância e criança existentes na sociedade; avanços e impasses no campo das políticas e legislações direcionadas à infância e, por fim, à docência e à coordenação pedagógica nesta etapa de ensino. Utilizamos os estudos de Azevedo (2013); Kramer (2005); Kuhlmann Jr (2011); Montenegro (2001); Almeida, Placco, Souza (2011); Bruno, Abreu, Monção (2015), entre outros para discussão proposta.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

SCHLICKMANN DE ARAUJO, Vanderléia; DE FÁTIMA RECH PILONETTO, Roseli. PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Especificidades e Desafios. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4143. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4143. Acesso em: 22 dez. 2024.