A PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA E SUA ATUALIDADE PARA O PENSAMENTO PEDAGÓGICO CONTRA-HEGEMÔNICO
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4049Palavras-chave:
Pedagogia Contra-hegemônica; Pedagogia do capital; Pedagogia Socialista Soviética.Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre a Pedagogia Socialista Soviética, considerando a sua atualidade para o contexto pedagógico contra-hegemônico. Para tanto, apresenta-se, de forma concisa, o contexto do processo de elaboração da Pedagogia Socialista Soviética articulado à necessidade de organização de uma escola que rompesse com a forma escolar capitalista. Além disso, são debatidas suas categorias pedagógicas, suas principais características e suas implicações para a organização escolar a partir dos escritos dos educadores socialistas. É possível concluir, com base nas discussões realizadas, que o pensamento pedagógico socialista soviético se constitui como um caminho para se lutar contra a pedagogia do capital e para enfrentar dos desafios impostos por essa pedagogia à educação escolar, revelando, assim, sua importância e atualidade para o pensamento pedagógico contra-hegemônico.
Referências
BAHNIUK, Caroline; DALMAGRO, Sandra L. Pistrak, Shulgin e a pedagogia soviética nos anos de 1920. In: Educação e Revolução: a Pedagogia Socialista Soviética. MORAES, Leandro E. P. POMAR, Valter. (orgs). São Paulo: ELAHP: Escola Latino-americana de História e Política, 2021, p. 107 a 129.
DA MOTTA, V. C.; LEHER, R.; GAWRYSZEWSKI, B. A pedagogia do capital e o sentido das resistências da classe trabalhadora. SER Social, [S. l.], v. 20, n. 43, p. 310–328, 2018.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.
FREITAS, Luiz C. A reforma empresarial da educação: novas direitas, velhas ideias. 1. ed. São Paulo: Expresso popular, 2018.
_________________. A luta por uma pedagogia do meio: revisitando o conceito. In: Pistrak, Moisey (org). A escola comuna. São Paulo: Expressão popular, 2009.
FREITAS, Luiz C.; CALDART, Roseli S. Apresentação. In: PISTRAK, Moisey M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018, p. 09 a 20.
LAMOSA, Rodrigo. (org). Classe dominante e educação em tempos de pandemia: uma tragédia anunciada. Editora Terra sem Amos: Parnaíba, 2020.
MANACORDA, Mário A. Marx e a pedagogia moderna. 2.ed. São Paulo: Editora Alínea, 2010.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2005.
________________. A teoria da alienação em Marx. Trad. Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.
NEVES, Lúcia Maria Wanderley (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
KRUPSKAYA, Nadezhda. K. Prefácio. In: PISTRAK, Moisey M. A Escola-Comuna. Trad. Luiz Carlos de Freitas e Alexandra Marenich. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
KRUPSKAYA, Nadezhda K. A construção da Pedagogia Socialista. 1 edição, São Paulo, Expressão Popular, 2017.
PISTRAK, Moisey M. A Escola-Comuna. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
_________________. M. Fundamentos da Escola do Trabalho. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2003a.
_________________. Fundamentos da Escola do Trabalho. Tradução de Luiz Carlos de Freitas. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018b.
SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas no Brasil. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SANFELICE, José Luiz. A nova pedagogia da hegemonia no contexto da globalização. Revista Digital Paideia. Volume 2, Número 2, p. 111-119, outubro de 2010 – março de 2011.
SHULGIN, Viktor N. Rumo ao politecnismo (artigos e conferências). Trad. Alexey Lazarev e Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2013.
_______________. Fundamentos da educação social. Trad. Natalya Paviova e Luiz Carlos de Freitas. São Paulo: Expressão Popular, 2022.
VICENT, Guy, LAHIRE, Bernard e THIN, Daniel. Sobre a história e a teoria da forma escolar. Educação em Revista. Belo Horizonte, n.33, junho de 2001.