A LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR KANELA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4003

Palavras-chave:

Pedagogia decolonial; Leitura Crítica; Educação Indígena.

Resumo

A educação escolar indígena atende a um público diferenciado e com um histórico de opressão marcada pela colonialidade do poder, assim, faz-se necessário que o ensino nas escolas indígenas supere as marcas da colonialidade, tanto em relação aos currículos, quanto às abordagens dos conteúdos. Nesse sentido, defende-se a implementação de uma pedagogia decolonial para o povo Kanela/memortunré por meio da leitura crítica. Para isso, neste trabalho fazemos algumas reflexões sobre a pedagogia decolonial e suas contribuições para a educação escolar libertadora. Nesse sentido, defendemos a abordagem crítica da leitura em todos os componentes curriculares, para que os conteúdos sejam estudados de forma questionadora e problematizada com a realidade histórico-cultural dos povos indígenas, nessa perspectiva o ensino ocorre de forma decolonial na educação escolar indígena.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

SILVA, Solange Maria Pereira da. A LEITURA CRÍTICA COMO INSTRUMENTO DA PEDAGOGIA DECOLONIAL NA EDUCAÇÃO ESCOLAR KANELA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4003. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4003. Acesso em: 4 out. 2024.