A PEDAGOGIA É A CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E NÃO SUAS ADJETIVAÇÕES: A cultura da ciência e a ciência pedagógica

Autores

  • Suzete Terezinha Ozechowski Orzechowski UNICENTRO
  • Margareth de Araujo Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i1.4001

Palavras-chave:

Pedagogia, ciencia, educação, adjetivações

Resumo

O texto é fruto das análises bibliográficas e de contextos reais em que a Pedagogia é fundamento para a prática educativa e educacional orientando as intencionalidades da educação para além do contexto escolar. De onde encontramos os adjetivos, os quais trazem um complemento para definir a ciência pedagógica? Nosso objetivo é socializar a discussão e gradativamente contribuir para as reflexões que se fazem nos cursos de formação de Pedagogos. A investigação com abordagem qualitativa congrega ideias de autores renomados na elaboração da análise crítica sobre a Pedagogia e seu objeto cogitado.

Palavras-chave: Pedagogia; ciência; educação; adjetivações.

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Publicado

2023-04-18

Como Citar

ORZECHOWSKI, Suzete Terezinha Ozechowski; ARAUJO, Margareth de. A PEDAGOGIA É A CIÊNCIA DA EDUCAÇÃO E NÃO SUAS ADJETIVAÇÕES: A cultura da ciência e a ciência pedagógica . Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–21, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i1.4001. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/4001. Acesso em: 22 dez. 2024.