A GESTÃO EDUCACIONAL E A CONSTRUÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.3805

Palavras-chave:

Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Cidadania. Gestão Educacional.

Resumo

O presente artigo busca estabelecer uma reflexão acerca das perspectivas de construção da cidadania na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), objetivando articular analiticamente, a EJA e a categoria cidadania com o campo de gestão educacional, nesta modalidade de ensino. Resultado de pesquisas dos autores, Garbin (2020) e Sanceverino e Garbin (2021). O estudo conta com aportes teóricos de pesquisadores no campo da EJA e, por sua vez, da Educação Popular a partir do eixo  cidadania e  gestão educacional, com destaque para a epistemologia freireana. Entre esses autores destacamos, Marshall (1976); Arroyo (2011); Freire (1987, 1997, 2002); Gutierrez e Catani (2001); Libâneo (2008); entre outros.   Metodologicamente caracteriza-se como  pesquisa de  abordagem qualitativa Minayo (2001), que usa como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica Gil (2007) e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo Bardin (1995). Resultados apontam que  a gestão democrática para uma cidadania plena, no âmbito da EJA deve considerar que os estudantes e os professores são sujeitos do processo numa relação que precisa se estabelecer sob uma mediação pedagógica orientada para uma práxis potencializadora da emancipação humana.

Biografia do Autor

Rodimar Garbin, UFFS

Mestre em Educação, pela Universidade Federal da  Fronteira, Campus de Erechim. Rio Grande do Sul. Brasil. E-mail: garbinsoc@gmail.com.

Pronomes de tratamento , UFFS

Professora Associada da   Universidade       Federal  da          Fronteira             Sul              (UFFS)

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

GARBIN, Rodimar; SANCEVERINO, Adriana Regina. A GESTÃO EDUCACIONAL E A CONSTRUÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 1–17, 2023. DOI: 10.26694/epeduc.v6i3.3805. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3805. Acesso em: 22 jul. 2024.