A GESTÃO EDUCACIONAL E A CONSTRUÇÃO CIDADÃ NA EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v6i3.3805Palavras-chave:
Educação de Pessoas Jovens e Adultas. Cidadania. Gestão Educacional.Resumo
O presente artigo busca estabelecer uma reflexão acerca das perspectivas de construção da cidadania na Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA), objetivando articular analiticamente, a EJA e a categoria cidadania com o campo de gestão educacional, nesta modalidade de ensino. Resultado de pesquisas dos autores, Garbin (2020) e Sanceverino e Garbin (2021). O estudo conta com aportes teóricos de pesquisadores no campo da EJA e, por sua vez, da Educação Popular a partir do eixo cidadania e gestão educacional, com destaque para a epistemologia freireana. Entre esses autores destacamos, Marshall (1976); Arroyo (2011); Freire (1987, 1997, 2002); Gutierrez e Catani (2001); Libâneo (2008); entre outros. Metodologicamente caracteriza-se como pesquisa de abordagem qualitativa Minayo (2001), que usa como procedimento técnico a pesquisa bibliográfica Gil (2007) e como técnica de análise dos dados a análise de conteúdo Bardin (1995). Resultados apontam que a gestão democrática para uma cidadania plena, no âmbito da EJA deve considerar que os estudantes e os professores são sujeitos do processo numa relação que precisa se estabelecer sob uma mediação pedagógica orientada para uma práxis potencializadora da emancipação humana.
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