O RESPEITO À DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: POR UMA POSTURA ÉTICA E ESTÉTICA DO EDUCADOR
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3737Palavras-chave:
Diversidade, Gênero e Sexualidade, Formação Docente, Ética e Estética, . Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de investigar como os aspectos da diversidade, principalmente a sexual e de gênero, são compreendidos na formação docente da Educação Profissional e Tecnológica. Para isso, parte-se das noções de Ética e Estética enquanto dimensões do saber docente, que pressupõem o compromisso do educador com as relações humanas e com a afetividade, e da concepção da Educação Profissional e Tecnológica como sendo aquela que considera o homem em sua totalidade, visando uma formação humana. A discussão é embasada em autores como Louro (2000; 2013), Candau (2012; 2014) e Machado (2011). Como resultado, entendemos que a diversidade sexual e de gênero existe e precisa ser reconhecida nos espaços escolares, e é a partir das dimensões da Ética e da Estética que os educadores podem refletir acerca de suas práticas, no sentido de promover mudança social com seus estudantes. Nesse contexto, a Educação Profissional e Tecnológica se mostra como um campo epistemológico com potência transformadora e emancipatória de seus sujeitos, considerando a diversidade sexual e de gênero, e um caminho promissor para que isso seja alcançado é considerando as dimensões Ética e Estética na formação docente.
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