A PARTICIPAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS LIGADAS A GRUPOS EDUCACIONAIS NA CAPITAL BELENENSE: EXPANSÃO DESENFREADA OU CRESCIMENTO PROJETADO?

Autores

  • Matheus de Oliveira Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i3.3645

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ensino superior privado; Oligopolização; Região Norte

Resumo

Neste texto evidencia-se parte do resultado da pesquisa de mestrado que teve como título Condições de trabalho de jovens professoras universitárias, no contexto da oligopolização do Ensino Superior privado-mercantil em Belém/PA. Nesse recorte, apresento a participação de instituições de ensino superior privadas ligadas a grupos educacionais na capital belenense. Quanto a metodologia, o texto estrutura-se em uma revisão bibliográfica sobre processo de oligopolização do ensino superior privado e seu desenrolar na Região Norte do Brasil. Para Marconi e Lakatos (2003) esse tipo de investigação apresenta um repertório da bibliografia divulgada, com a intenção de pôr o estudioso em aproximação com o que já foi refletido sobre um referido assunto. A pesquisa bibliográfica foi feita no website dos sindicatos patronais desse setor para analisar as informações desse fenômeno na região. Além disso, utilizamos obras que abordassem a origem do processo de oligopolização do ensino superior e seus desdobramentos na região norte do país. Alguns resultados demonstraram que atenuação de dispêndio nas unidades de ensino pode ocasionar no rebaixamento salarial, na admissão de professores com baixa titulação, na diminuição do número de trabalhadores e consequentemente no aumento das jornadas de trabalho; historicamente, este país presencia de camarote à conversão do saber em uma mercadoria particularmente com a consolidação dos grandes Grupos de ensino superior.

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Publicado

2022-12-28

Como Citar

DE OLIVEIRA, Matheus. A PARTICIPAÇÃO DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS LIGADAS A GRUPOS EDUCACIONAIS NA CAPITAL BELENENSE: EXPANSÃO DESENFREADA OU CRESCIMENTO PROJETADO?. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–18, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i3.3645. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3645. Acesso em: 13 dez. 2024.