Algumas considerações sobre uma escola afrocentrada: local, identidade e agência

Autores

Palavras-chave:

Afrocentricidade, Educação, Agência

Resumo

O presente ensaio teórico tem como objetivo reflexões entorno da construção de uma escola afrocentrada a partir do viés de território, identidade e agência. Tal assunto se torna relevante ao levantarmos um breve histórico de etnocídio: o epistemicídio e genocídio provocados pelos mais de 300 anos de escravatura europeia no Brasil e é posteriormente se difundido na forma de colonialidade (degradada) em torno da sociedade brasileira contemporânea. Motivados pelos seguintes questionamentos: “É possível a construção de uma escola afrocentrada?”, “Por que é necessário?”, “Quais são os caminhos viáveis?”, “Haverá barreiras?” e “Quais benefícios haverá para luta antirracista?”, (in)refletiremos a fim de encontrar brevemente alguns posicionamentos. Refletir sobre táticas e estratégias para transmitir epistemologias negras na tentativa de solucionar problemas como a questão racial torna-se de suma importância aos negros no Brasil.

Biografia do Autor

Marcos Borges dos Santos Júnior, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2015), UERJ, Brasil. Possui curso de Formação de Professores, Modalidade Normal em Nível Médio pelo Instituto de Educação Clélia Nanci (2014), Brasil. Membro/Pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da UERJ (NEAB - UERJ) coordenado pela professora Dra. Maria Alice Rezende Gonçalves. Atualmente é ​bolsista pesquisador em início de carreira pelo Centro Lemann de Liderança para Equidade em Educação, Brasil. Articulista do Jornal Pensar a Educação em Pauta desde 2022. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia da educação, afrocentricidade, forma escola, relações étnico-raciais. 

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

BORGES DOS SANTOS JÚNIOR, Marcos. Algumas considerações sobre uma escola afrocentrada: local, identidade e agência. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3014. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos