Notas sobre a dimensão ética em teses no campo da educação

Autores

  • Giovana Maria Belém Falcão
  • Tânia Maria Sousa França Universidade Estadual do Ceará -UECE
  • Isabel Maria Sabino de Farias

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v5i2.3011

Palavras-chave:

Palavras-chave: Ética na pesquisa. Pesquisa em Educação. Teses.

Resumo

O texto tem por objetivo refletir sobre os desafios da dimensão ética na pesquisa em Educação a partir do exame de teses produzidas por um dos cinco programas de pós-graduação stricto sensu do Nordeste avaliado pela CAPES com conceito 5. A análise partiu dos questionamentos: As teses apresentam uma preocupação com a questão ética? O que elas evidenciam sobre o tratamento dispensado ao tema no desenvolvimento da pesquisa em Educação? O exame do tema, de cunho teórico, com suporte em procedimento documental, recorreu a teses em Educação defendidas entre 2016 e 2018, com ancoragem nas formulações de Silvio Gamboa, Antônio Severino e Maria Esteban. Os estudos examinados evidenciam preocupação com a questão ética, embora em níveis distintos. Nesses termos, vislumbrar a pesquisa para além da utilização de técnicas e métodos, assumindo uma postura filosófica, constitui um desafio a enfrentar no contexto da formação do pesquisador em Educação.

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Publicado

2022-09-30

Como Citar

FALCÃO, G. M. B. . .; SOUSA FRANÇA, T. M.; FARIAS, I. M. S. de. Notas sobre a dimensão ética em teses no campo da educação. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 5, n. 2, 2022. DOI: 10.26694/epeduc.v5i2.3011. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/3011. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos