IMPORTÂNCIA DE CONHECER E CONCEITUAR PRÁTICA EDUCATIVA PARA SUPERAR O COMPLEXO DE GABRIELA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12528Palavras-chave:
Complexo de Gabriela, Formação de Professor, Prática EducativaResumo
Este ensaio reflete sobre a importância de conhecer e conceituar a prática educativa, especialmente, para os professores que sofrem do complexo de Gabriela 1 . É importante que o profissional docente conheça e conceitue a prática educativa? Conceituar a sua prática educativa pode ajudar os professores que sofrem do complexo de Gabriela a superá-lo? O objetivo é identificar as possibilidades que o conhecimento do conceito de prática educativa formalizados por autores de referência na área, como Valle (2002), Rousseau (2004), Vázquez (2007), Freire (1983), Giroux (2003), Apple, Au e Gandin (2011) e Assmann (2001), e o ato de conceituar a sua própria prática educativa podem trazer para ajudar um professor a superar o referido complexo. A prática educativa foi identificada através da análise de algumas obras de referência na área de acordo com as tendências educativas: tradicional, moderna, pós-moderna e contemporânea. Posteriormente, foi discutida a importância de conhecer e conceituar a prática educativa para o professor, inclusive aquele que sofre do complexo de Gabriela. Os resultados evidenciam a grande importância de conhecer e conceituar prática educativa para superar esse complexo e que os novos desafios oriundos das necessidades e da evolução da humanidade trazem para o docente a necessidade de reconceituá-la continuamente.
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