HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE (E SOBRE) TERMODINÂMICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v4i1.12521

Palavras-chave:

Ensino de Física, História da Ciência, Termodinâmica

Resumo

Este trabalho relata uma experiência que compreendeu a aplicação e análise de uma unidade didática que propôs a inserção da História da Ciência (HC) no Ensino Médio como subsídio à aprendizagem de elementos da Termodinâmica. Fazendo-se uso de um recorte histórico, mais precisamente ao desenvolvimento e aprimoramento das máquinas térmicas no século XVIII, aplicamos a unidade didática na turma da segunda série do Ensino Médio, do turno matutino, de uma escola da rede pública estadual piauiense. Com base na nossa análise, podemos notar que a utilização da HC no ensino pode trazer alguns benefícios na compreensão dos conceitos abordados na Termodinâmica, como, por exemplo, os conceitos de calor e temperatura, possibilitando, inclusive sua contextualização histórica e epistemológica tornando-se, então, uma ferramenta importante no entendimento dos fenômenos estudados na (e sobre a) Física.

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Publicado

2021-11-03

Como Citar

CONCEIÇÃO DE SOUZA, Debora Samir; DA CRUZ SILVA, Boniek Venceslau. HISTÓRIA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CONCEITOS DE (E SOBRE) TERMODINÂMICA. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 4, n. 1, 2021. DOI: 10.26694/epeduc.v4i1.12521. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1870. Acesso em: 5 nov. 2024.