DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: ABORDAGENS TEÓRICAS

CHILD DEVELOPMENT AND LEARNING: THEORETICAL APPROACHES

Autores

  • Juliana Ferreira de Sousa Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10758

Palavras-chave:

Criança, Psicologia Cognitiva, Educação infantil

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar revisão acerca das abordagens teóricas de desenvolvimento e aprendizagem da criança, produzidas no âmbito da Psicologia Cognitiva. Nesse recorte, focalizamos as teorias que, apesar de suas divergências e convergências, podem ser consideradas como aportes da concepção interacionista de aprendizagem, quais sejam, a Epistemologia Genética, a Teoria Histórico-Cultural e a Teoria Psicogenética de Desenvolvimento. A ideia é evidenciar como cada abordagem compreende a aprendizagem, apresentando alguns caminhos e sugestões para a condução do prática educativa na educação infantil.

Referências

MELCHIOR, Maria Cecilia. Avaliação para qualificar a prática docente: espaço para a ação supervisora. Porto Alegre: Premier, 2001.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

OLIVEIRA, Marta Kohl. Vigotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. Pensamento e Ação no Magistério. São Paulo: Scipione, 1997.

______. O pensamento de Vigotsky como fonte de reflexão sobre a educação. Cadernos Cedes. Campinas: Papirus, 1995.

VIGOTSKY, Lev Semenovitch. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

FERREIRA DE SOUSA, Juliana. DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: ABORDAGENS TEÓRICAS: CHILD DEVELOPMENT AND LEARNING: THEORETICAL APPROACHES. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10758. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1844. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos