IDENTIDADE SOCIAL E PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES

SOCIAL IDENTITY AND TEACHING PRACTICE: PERSPECTIVES AND POSSIBILITIES

Autores

  • Marcelle Marques Siqueira Universidade Federal do Piaui
  • Mônica de Jesus Alves Universidade Federal do Piaui
  • Hebert Rogério do Nascimento Coutinho Universidade Federal do Piaui

DOI:

https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10754

Palavras-chave:

Identidade Social, Prática Docente, Psicologia Social, Educação

Resumo

O presente trabalho tem como objeto de estudo a construção da identidade social e a prática docente. Dessa forma, a problemática aqui elencada partiu da tentativa de entendimento da relação estabelecida entre o processo de construção da identidade social e a prática docente e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, foi estabelecido como objetivo analisar qual a influência da construção da identidade social nas práticas docentes. Na intenção de contemplar o objetivo proposto o aparato metodológico é de natureza qualitativa, pautado em uma pesquisa do tipo bibliográfica. Em relação ao corpo teórico, as temáticas que compuseram as reflexões aqui empreendidas perpassam análises sobre a influência da Psicologia Social e a concepção de homem (LANE, 2012), a categorização social e as relações grupais e intergrupais (ÁLVARO; GARRIDO, 2006), identidade social (GALINKIN; ZAULI, 2011) e processos de socialização na escola (ÁLVARO; GARRIDO, 2006). Em suma, ficou perceptível que uma reflexão crítica sobre o processo de construção da identidade social e a prática docente possibilita experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem, as quais permitem desenvolver sujeitos ativos e autônomos da sua própria aprendizagem, partindo da noção de que esse processo é uma construção coletiva que a subjetividade do aluno.

Referências

ALVARO, J. L.; GARRIDO, A. Psicologia social – perspectivas psicológicas e sociológicas. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.

CHARLOT, B. A mistificação pedagógica. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

GALINKIN, A. L.; ZAULI, A. Identidade e alteridade. In: TORRES, C.V.; NEIVA, E. R. (Org.). Psicologia social: principais temas e vertentes. Porto Alegre:Artmed, 2011.

HOUAISS. A. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Objetivo, 2011.

LANE, S. T. M. A psicologia social e uma nova concepção do homem para a psicologia. In: LANE, S. T. M; CODO, W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. 2012.

MIRANDA, M. G. O processo de socialização na escola: a evolução da condição social da criança. In: LANE, S. T. M; CODO, W. (Org.). Psicologia social: o homem em movimento. São Paulo: Brasiliense. 2012.

RICOUER. P. O si mesmo como o outro. Campinas: Papirus Editora, 1991.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

MARQUES SIQUEIRA, M. .; ALVES, M. de J. .; DO NASCIMENTO COUTINHO, H. R. . IDENTIDADE SOCIAL E PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES: SOCIAL IDENTITY AND TEACHING PRACTICE: PERSPECTIVES AND POSSIBILITIES. Epistemologia e Práxis Educativa - EPEduc, [S. l.], v. 3, n. 1, 2020. DOI: 10.26694/epeduc.v3i1.10754. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/epeduc/article/view/1840. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos