IDENTIDADE SOCIAL E PRÁTICA DOCENTE: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
SOCIAL IDENTITY AND TEACHING PRACTICE: PERSPECTIVES AND POSSIBILITIES
DOI:
https://doi.org/10.26694/epeduc.v3i1.10754Palavras-chave:
Identidade Social, Prática Docente, Psicologia Social, EducaçãoResumo
O presente trabalho tem como objeto de estudo a construção da identidade social e a prática docente. Dessa forma, a problemática aqui elencada partiu da tentativa de entendimento da relação estabelecida entre o processo de construção da identidade social e a prática docente e sua influência nos processos de ensino e aprendizagem. Assim, foi estabelecido como objetivo analisar qual a influência da construção da identidade social nas práticas docentes. Na intenção de contemplar o objetivo proposto o aparato metodológico é de natureza qualitativa, pautado em uma pesquisa do tipo bibliográfica. Em relação ao corpo teórico, as temáticas que compuseram as reflexões aqui empreendidas perpassam análises sobre a influência da Psicologia Social e a concepção de homem (LANE, 2012), a categorização social e as relações grupais e intergrupais (ÁLVARO; GARRIDO, 2006), identidade social (GALINKIN; ZAULI, 2011) e processos de socialização na escola (ÁLVARO; GARRIDO, 2006). Em suma, ficou perceptível que uma reflexão crítica sobre o processo de construção da identidade social e a prática docente possibilita experiências pedagógicas de ensino e aprendizagem, as quais permitem desenvolver sujeitos ativos e autônomos da sua própria aprendizagem, partindo da noção de que esse processo é uma construção coletiva que a subjetividade do aluno.
Referências
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