Educação, direito e identidade: Licenciatura Intercultural Indígena em Alagoas – CLIND-AL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/rer.v4i1.10234

Palavras-chave:

Autonomia, Escolaridade, Interculturalidade, Identidade, Licenciatura

Resumo

Este artigo apresenta o projeto desenvolvido na Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, visando a oferta de Cursos de Licenciatura Intercultural Indígenas, em uma ação pioneira naquele estado, em convênio com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, e uma segunda oferta, financiada pelo Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza, com recursos estaduais. A ação é direcionada a atender a 12 etnias indígenas de Alagoas. A formação específica de professores indígenas obedece à Constituição Brasileira de 1988, à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e ao Plano Nacional de Educação sobre a oferta de uma Educação de qualidade e inclusiva, possibilitando o acesso de indígenas ao ensino superior. Este trabalho, além de historicizar o referido processo, em Alagoas, traz considerações sobre o campo da educação escolar indígena enquanto elemento primordial para a autonomia, o respeito a ancestralidade e aos saberes tradicionais indígenas.

Biografia do Autor

José Adelson Lopes Peixoto, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL

Doutor e Pós doutorando em Ciência da Religião - UNICAP, Mestre em Antropologia - UFPB. Professor adjunto na Universidade Estadual de Alagoas, onde coordena o curso de Licenciatura Intercultural Indígena - CLIND-AL, e o Grupo de Pesquisas em História Indígena de Alafgoas - GPHIAL.

Zuleica Dantas Pereira Campos, Doutora em História - UFPE

Professora da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP

 

Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião - PPGCR/UNICAP

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Publicado

2022-01-19

Como Citar

LOPES PEIXOTO, José Adelson; PEREIRA CAMPOS, Zuleica Dantas. Educação, direito e identidade: Licenciatura Intercultural Indígena em Alagoas – CLIND-AL. Revista EntreRios do Programa de Pós-Graduação em Antropologia, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 96–121, 2022. DOI: 10.26694/rer.v4i1.10234. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/entrerios/article/view/5186. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS