MUITOS BRASIS, DIFERENTES CAMPANHAS

A DISPUTA PELAS CAPITAIS BRASILEIRAS EM 2020 A PARTIR DA ÓTICA DO TWITTER

Autores/as

  • Afonso Ferreira Verner Universidade Unicesumar (Ponta Grossa)

DOI:

https://doi.org/10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6932

Palabras clave:

Twitter, campanha, capitais, eleição de 2020

Resumen

Este artigo tem como objetivo examinar as campanhas on-line nas 26 capitais brasileiras em 2020, a partir de conteúdos publicados no Twitter. Para isso, emprega como metodologia a análise de conteúdo automatizada, com base em um banco de dados com mais de 35 mil tweets, publicados por 77 prefeituráveis durante o período de campanha. Os dados foram organizados por regiões geográficas e por três tipos específicos de candidaturas: integrantes do grupo no poder (incumbentes e sucessores), desafiantes com mandato e desafiantes sem mandato. Entre os achados da pesquisa está a formação de clusters específicos por região e a semelhança entre os conteúdos publicados por candidatos(as) do mesmo tipo. As evidências sugerem que os prefeituráveis se diferenciam entre as regiões do país, mas apresentam comportamentos comunicacionais semelhantes quando agrupados por características políticas comuns. O estudo oferece uma contribuição relevante ao analisar a eleição de 2020, realizada em um contexto atípico, e busca contribuir com a agenda de pesquisas sobre campanhas digitais, com ênfase no uso do Twitter como ferramenta de comunicação política no Brasil.

Biografía del autor/a

Afonso Ferreira Verner, Universidade Unicesumar (Ponta Grossa)

Graduado em Jornalismo (2013) pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestre pela mesma instituição (2017) e Doutor em Comunicação (2023) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (CPOP) e do Grupo de Pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL). Professor dos cursos de Comunicação da Unicesumar (Ponta Grossa) e pesquisador da Comunicação Política.

Publicado

2024-07-12

Cómo citar

FERREIRA VERNER, Afonso. MUITOS BRASIS, DIFERENTES CAMPANHAS: A DISPUTA PELAS CAPITAIS BRASILEIRAS EM 2020 A PARTIR DA ÓTICA DO TWITTER. Conexão Política, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 95–127, 2024. DOI: 10.26694/2317-3254.rcp.v13i2.6932. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/conexaopolitica/article/view/6932. Acesso em: 5 dic. 2025.

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.