DIDÁTICAS DA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6929Palabras clave:
Formação docente, Leitura, Oficina, PedagogiaResumen
Este relato de experiência é resultado das oficinas didáticas da leitura realizadas no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, (Unifesspa). As oficinas ocorreram nos anos de 2022 e 2023, no total foram sete edições. O objetivo geral é refletir sobre a natureza e o desenvolvimento pedagógico das oficinas. A rede analítica dialoga com Orlandi (2012, 2020); Martins (2009) e Daltro e Farias (2019). As oficinas se mostraram ações importantes na formação de professores leitores no curso de Pedagogia, considerando a importância do desenvolvimento da leitura, oralidade, escrita e interpretação na educação básica, na qual os pedagogos irão atuar.
Descargas
Citas
BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2014.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1997
DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.
MARTINS, José de Souza. Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2014.
ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 2012.
ORLANDI, Eni. Gestos de Leitura. São Paulo: Unicamp, 2020.
SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. São Paulo: Ateliê editorial, 2010.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. São Paulo: contexto, 2020.
TEIXEIRA JÚNIOR, Tiese. Leitura na fronteira: a experiência gente que lê na escola básica de Goianésia do Pará. Revista diálogos interdisciplinares. v.1,nº 8,p.113-128, 2020.
















