DIDÁTICAS DA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6929

Palabras clave:

Formação docente, Leitura, Oficina, Pedagogia

Resumen

Este relato de experiência é resultado das oficinas didáticas da leitura realizadas no âmbito do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, (Unifesspa). As oficinas ocorreram nos anos de 2022 e 2023, no total foram sete edições. O objetivo geral é refletir sobre a natureza e o desenvolvimento pedagógico das oficinas. A rede analítica dialoga com Orlandi (2012, 2020); Martins (2009) e Daltro e Farias (2019). As oficinas se mostraram ações importantes na formação de professores leitores no curso de Pedagogia, considerando a importância do desenvolvimento da leitura, oralidade, escrita e interpretação na educação básica, na qual os pedagogos irão atuar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tiese Rodrigues Teixeira Junior, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Docente do curso de Pedagogia e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, PROFSOCIO, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Unifesspa. Doutor em Ciências do desenvolvimento socioambiental, interdisciplinar, pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos, NAEA/UFPa. Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia, interdisciplinar, (PDTSA) Unifesspa. Graduado em História, Pedagogia e Letras. Desde 2007, escreve e publica livros Didáticos e Ficcionais sobre as amazônias. Foi professor da educação básica pública por 25 anos. Tem interesse de pesquisa em língua, cultura e sociedade; teorias e práticas pedagógicas e as amazônias ensinadas na educação básica. Atualmente, estuda linguística e Análise do Discurso. Desde 2022 desenvolve o projeto de Ensino, Pesquisa e Extensão: Didáticas da leitura e da escrita em contexto amazônico.

Citas

BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Cortez, 2014.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Unesp, 1997

DALTRO, Mônica Ramos; FARIA, Anna Amélia de. Relato de experiência: Uma narrativa científica na pós-modernidade, v. 19, n. 1, p. 223-237, 2019.

MARTINS, José de Souza. Fronteira: A degradação do outro nos confins do humano. São Paulo: Contexto, 2014.

ORLANDI, Eni. Discurso e Leitura. São Paulo: Cortez, 2012.

ORLANDI, Eni. Gestos de Leitura. São Paulo: Unicamp, 2020.

SEGRÉ, Monique. Sociologia da leitura. São Paulo: Ateliê editorial, 2010.

SOARES, Magda. Linguagem e Escola. São Paulo: contexto, 2020.

TEIXEIRA JÚNIOR, Tiese. Leitura na fronteira: a experiência gente que lê na escola básica de Goianésia do Pará. Revista diálogos interdisciplinares. v.1,nº 8,p.113-128, 2020.

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

TEIXEIRA JUNIOR, Tiese Rodrigues. DIDÁTICAS DA LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES LEITORES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIFESSPA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–13, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6929. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6929. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS