A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL: ENTRE POTENCIALIDADES, INVISIBILIDADES E DESAFIOS HISTÓRICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6785

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica (EPT), Invisibilidades, Planos de Governo, Rede pública estadual

Resumo

Este texto tem como objetivo principal analisar o contexto da rede pública estadual de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no Brasil, reconhecendo suas potencialidades, invisibilidades e desafios históricos. A pesquisa foi conduzida por meio de dois procedimentos metodológicos: a análise dos planos dos governadores eleitos em 2022 de todos os estados, incluindo o Distrito Federal, e a avaliação dos dados de matrículas na EPT de nível médio entre 2019 e 2023, além dos dados de EPT de nível superior em 2023, com base no banco de informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP). Observou-se que, no nível médio, a EPT apresenta tanto potencialidades quanto contradições. Embora a rede pública estadual tenha uma significativa participação nas matrículas dos cursos de nível médio, as ações relacionadas a essa modalidade de ensino são escassas nos planos de governo, destacando-se apenas, como elemento presente em quase todos os planos, a expansão e consolidação do itinerário da formação técnica e profissional no novo ensino médio. Aparece, ainda, com muita frequência, o aumento de ofertas que enfatizam o empreendedorismo individual. No que diz respeito ao nível superior, especialmente nos cursos de tecnologia, a proporção de matrículas na rede pública é praticamente inexistente, e não há ações previstas nos planos de governo.

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Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Realiza Estágio Pós doutoral em Educação (UPF); Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/ICHL), Mestre em Educação (UA/UFAM), Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia(UEA); especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Metropolitana de Manaus ( FAMETRO); Especialista em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação em Saúde Coletiva (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas ( UEA) e em Letras - Língua Portuguesa

Rosimar Serena Siqueira Esquinsani, Universidade de Passo Fundo - UFP

Possui graduação em História pela Universidade de Passo Fundo (1993); graduação em Pedagogia pela Faculdade Anglo-Americano de Chapecó/SC (2016); especialização em História Regional pela Universidade de Passo Fundo (1997); aperfeiçoamento em Epistemologia, Pesquisa e Ciências da Educação pela Universidade de Passo Fundo (1998); aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas, pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho / UNESP (2012); Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2000); Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos / UNISINOS (2004) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). É professora Titular III da Universidade de Passo Fundo, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação desde 2006.

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

GOMES, Salatiel da Rocha; ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira. A REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA DO BRASIL: ENTRE POTENCIALIDADES, INVISIBILIDADES E DESAFIOS HISTÓRICOS. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–16, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6785. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6785. Acesso em: 6 dez. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS