RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4699

Palavras-chave:

Autobiografia, Formação docente , Lingua Portuguesa , Tecnologias digitais

Resumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) ganharam relativo destaque em todas as esferas sociais, especialmente, durante e após a pandemia de Covid-19 que suscitou, no ano de 2020, mudanças drásticas. O âmbito educacional foi um dos meios que mais sofreram alterações em seu formato de oferta de ensino, uma vez que, a utilização dos meios tecnológicos, permissíveis ao contato interacional entre professores e alunos, foram necessários nesse contexto de distanciamento social. Entretanto, nos deparamos com uma formação docente que não abarcava o uso das TDICs para um processo de ensino\aprendizagem proveitoso, acarretando uma busca, por parte de inúmeros docentes, de cursos preparatórios para a utilização dessas ferramentas. Desse modo, o presente trabalho consiste em levantar discussões acerca da necessidade de uma formação adequada aos futuros profissionais da educação acerca do uso das TDICs, tomando como base os relatos autobiográficos de dois profissionais de Língua Portuguesa sobre suas vivências durante o curso de graduação e de atividade em sala de aula. Foi utilizado os pressupostos metodológicos da autobiografia, postulados por (NÓVOA; FINGER, 1988), além de seguir os pensamentos de estudiosos e estudiosas como Gatti e Barreto (2009), Marinho e Lobato (2008) entre outros. Desse modo, ponderamos que, para que os docentes possam proporcionar um ensino significativo a partir da utilização das TDICs em sala de aula, estas devem vir precedidas de planejamento adequado, de uma prática educativa centrada no aluno, de professores atualizados e, principalmente, faz-se necessário um currículo receptivo às inovações, para que superemos o paradigma de que o uso das TDICs é um simples recurso de ensino.

Biografia do Autor

Lucas Santos de Assis, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Maceió, Alagoas, Brasil Endereço para correspondência: Av. Lorival de Melo Mota, s/n, Tabuleiro do Martins, Maceió, Alagoas, Brasil, CEP: 57072-900.

Tatielly de Almeida Santos, Instituto Federal de Alagoas (IFAL)

Pós-graduanda (Lato sensu) em Linguagem e Práticas Sociais pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Arapiraca, Alagoas, Brasil. Endereço para correspondência:  Sítio Laranjal, 95, Zona Rural, Brasil, CEP: 57318-700.

Referências

ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa. TICs e interdisciplinaridade: contribuições para Práticas Educacionais. In: ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de; VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa (Orgs.). Tecnologia, sociedade e educação na era digital. Duque de Caxias, RJ: UNIGRANRIO, 2016.

ASSIS, L. et al. . NOVOS OLHARES À PRÁTICA DOCENTE: USO DAS TICS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. In: VIII Colóquio Nacional de Letras, 2019, Palmeira dos Índios. Anais do VIII Colóquio Nacional de Letras, 2019. v. 3. p. 25-39

BARRETO, R. G. Novas tecnologias na educação presencial e a distância II. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: Unesp, 2003. p. 109-118.

BITTENCOURT, Ivanise Gomes de Souza; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. VIVÊNCIAS EM VYGOTSKI: CONTRIBUIÇÕES TEÓRICOMETODOLÓGICAS PARA ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO-CULTURAL NOS ESTUDOS COM INDIVÍDUOS. Educação: Teoria e Prática, v. 31, n. 64, 2021.

COLL, C.; MONEREO, C. Educação e aprendizagem no século XXI: novas ferramentas, novos cenários, novas finalidades. In: COLL, C.; MONEREO, C. et al. Psicologia da educação virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação. Porto Alegre: Artmed , 2010. p. 15-46.

COSTA, M. T. A. Formação docente para a diversidade. Editora IESDE. Edição: 1

ed. 184 p. 2016.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal:

EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A. Tendências da pesquisa em Psicologia da Educação e suas contribuições para o ensino. In: TIBALLI, E. F. A. CHAVES, S. M. Concepções e práticas em formação de professores: diferentes olhares. Rio de janeiro: DP&A, 2003

JOSSO, M. Da formação do sujeito... ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M.

(Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa, MS/DRHS/CFAP, 1988.

_________. Experiências de vida e formação. Lisboa: Educa, 2002.

MAGALHÃES, Joana Cardoso. Experiências de vida positivas e negativas e perpretação de comportamentos antissociais. Dissertação de Mestrado em Psicologia da Justiça, Universidade Lusófona do Porto. p. 39. 2022. Disponível em: http://hdl.handle.net/10437/13279. Acesso: 04 de Jul. 2023.

MARINHO, S. P.; LOBATO, W. Tecnologias digitais na educação: desafios para a pesquisa na pós-graduação em educação. In: COLÓQUIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 6, 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: {s.n.}, 2008, p. 1-9.

NÓVOA, A. A formação tem de passar por aqui: as histórias de vida no projeto PROSALUS.

In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa:

MS/DRHS/CFAP, 1988.

__________. Concepções e práticas de formação contínua de professores, in Formação Contínua de Professores: realidades e perspectivas. Portugal: Universidade de Aveiro. 1991.

__________. Os professores e a sua formação. Lisboa : Dom Quixote, 1992. ISBN 972-20-1008-5. pp. 13-33.

Oliveira, I da A; Oliveira, S. A. de. e Carvalho, S. R. de. (2020 out/nov/dez ) Podcast como recurso pedagógico no ensino remoto. In: Revista Aproximação.v. 2. (n. 5), p.56-64.

SANTOS, E. T. A formação dos professores para o uso das tecnologias digitais nos GTs Formação de Professores e Educação e Comunicação da ANPEd - 2000 a 2008. In: REUNIÃO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 32, 2009, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2009. p. 1-15.

SOARES, Antonina Mendes Feitosa; MENDES-SOBRINHO, José Augusto de Carvalho. Autobiografia e formação docente: caminhos e perspectivas para prática reflexiva. ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI, 6., 2010, Teresina. Anais... Teresina: UFPI, 2010.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2024-06-18

Como Citar

ASSIS, Lucas Santos de; SANTOS, Tatielly de Almeida. RELATOS AUTOBIOGRÁFICOS SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE NO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS). CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–15, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.4699. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4699. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS