EDITORIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5957

Palavras-chave:

Editorial, Caminhos da Educação, ISSN:2675-1496

Resumo

É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número de 2024 da revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Nossa missão permanece firme em promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.

Neste volume 6, número 1, trazemos um dossiê temático intitulado "Educação e Música: Explorando Paisagens Sonoras e Impactos na Permanência Estudantil", organizado por Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. A relação entre educação e música é explorada através de diversas perspectivas, evidenciando como a música pode ser um fator decisivo para a permanência e o sucesso escolar. No dossiê temático, destacamos artigos que exploram a organização dos sons no ambiente escolar, promovendo um ambiente mais inclusivo e enriquecedor; a contribuição da educação musical para a permanência dos alunos na escola e seu sucesso acadêmico; uma visão aprofundada sobre o conceito de paisagem sonora e suas aplicações na educação musical; e a relação entre os docentes, o currículo e a educação musical, evidenciando desafios e oportunidades.

Além do dossiê temático, apresentamos uma seleção de artigos em fluxo contínuo que abordam diversos temas relevantes para a educação. Entre eles, destacamos o ensino de história para os anos iniciais com uma perspectiva decolonial; memórias da docência no Delta do Rio Parnaíba entre 1980 e 1990; o perfil das solicitações de auxílio socioeconômico de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); relatos autobiográficos sobre a formação docente no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs); ferramentas de suporte aos gestores no ensino superior; o perfil dos egressos do curso de pedagogia da CAFS/UFPI entre 2009 e 2019; e insights de professores sobre formação, família, atuação multidisciplinar e acessibilidades no contexto da inclusão escolar no Brasil.

Concluímos esta edição com uma resenha crítica do livro "Educação como Prática da Liberdade" de Paulo Freire, escrita por Fernanda Imaculada Faria, que revisita as contribuições fundamentais deste pensador para a educação.

Esperamos que este número da revista inspire e enriqueça o trabalho de educadores, pesquisadores e estudantes, promovendo a reflexão e a prática de uma educação mais inclusiva, diversificada e dialógica. Boa leitura!

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Lima da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Sou "cria" da escola pública (com orgulho). Doutora em Educação (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ProPed, 2012), mestra em História Social (Universidade Federal Fluminense/2008). Possuo bacharelado e licenciatura em História (UFF/ 2006). Realizei estágio de pesquisa de doutorado sanduíche na Universidad de Alcalá (Espanha, 2011),com bolsa CAPES. Fui bolsista doutorado nota 10 da FAPERJ (2011-2012). Atuei como professora adjunta no Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2015), professora permanente no PPGHIS/UFMT(2014-2016) e professora permanente no ProfHist/UFMT (2015-2018). Fui professora visitante na University of Illinois Urbana-Champaign (Estados Unidos), com bolsa CAPES (PVE Júnior Edital n. 45/2017), no período de janeiro a dezembro de 2019. Realizei pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense com bolsa do CNPQ (2021-22). Realizei missão e estágio de pesquisa no exterior: na Universidad Autónoma de San Luis Potosí/México (CAPES PrInt/2022) e na Tuskegee University (agosto a dezembro de 2023). Atualmente sou professora associada na Faculdade de Educação da UERJ, professora permanente no ProPed/UERJ e professora credenciada no ProfHist/UERJ. Fui subchefe (2020-2021) e chefe do departamento de Ciências Sociais e Educação (DCSE/EDU/UERJ/2021-2023). Sou conselheira universitária eleita desde 2021 (Representante docente pelo CEH, no biênio 2021-2023 e representante docente pela Faculdade de Educação, no biênio 2023-2025). Orientei dissertações de mestrado e teses de doutorado em programas de pós-graduação nas áreas de História e Educação. Sou Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ desde 2015 (com renovação em 2018 e 2023); Procientista da UERJ desde 2017 e Bolsista de Produtividade do CNPq desde novembro de 2022 (área de História). Coordenei projetos de pesquisa contemplados em editais da FAPEMAT, FAPERJ, CNPq e CAPES. Tenho produzido livros e artigos nas áreas de História e Educação, com especial atenção aos campos História da Educação e do Ensino de História. Sou escritora de literatura infantojuvenil, tendo inúmeros livros publicados no gênero. Tenho produzido livros com acesso aberto, para a divulgação científica, os quais estão disponíveis no site: https://sementesdebano.com.br/. Compreendo educação como direito humano e um dever do Estado. Desde 2016, sou líder do grupo de pesquisa: Eleko: gênero, classe e raça em ensino de História e Educação. Defendo a democratização do conhecimento histórico e o direito à memória de grupos historicamente silenciados, para que "nunca esqueçamos todos aqueles que sofreram e morreram porque afirmaram o seu direito humano básico de serem livres"

Referências

.

Downloads

Publicado

2024-04-30

Como Citar

SILVA, Alexandra Lima da. EDITORIAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–02, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5957. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5957. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

EDITORIAL