EDITORIAL
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5957Palabras clave:
Editorial, Caminhos da Educação, ISSN:2675-1496Resumen
É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número de 2024 da revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades. Nossa missão permanece firme em promover diálogos entre os diferentes campos da área de educação, privilegiando epistemologias, perspectivas e abordagens teóricas que contemplem a diversidade nas formas de ser, existir e pensar.
Neste volume 6, número 1, trazemos um dossiê temático intitulado "Educação e Música: Explorando Paisagens Sonoras e Impactos na Permanência Estudantil", organizado por Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti. A relação entre educação e música é explorada através de diversas perspectivas, evidenciando como a música pode ser um fator decisivo para a permanência e o sucesso escolar. No dossiê temático, destacamos artigos que exploram a organização dos sons no ambiente escolar, promovendo um ambiente mais inclusivo e enriquecedor; a contribuição da educação musical para a permanência dos alunos na escola e seu sucesso acadêmico; uma visão aprofundada sobre o conceito de paisagem sonora e suas aplicações na educação musical; e a relação entre os docentes, o currículo e a educação musical, evidenciando desafios e oportunidades.
Além do dossiê temático, apresentamos uma seleção de artigos em fluxo contínuo que abordam diversos temas relevantes para a educação. Entre eles, destacamos o ensino de história para os anos iniciais com uma perspectiva decolonial; memórias da docência no Delta do Rio Parnaíba entre 1980 e 1990; o perfil das solicitações de auxílio socioeconômico de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); relatos autobiográficos sobre a formação docente no uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs); ferramentas de suporte aos gestores no ensino superior; o perfil dos egressos do curso de pedagogia da CAFS/UFPI entre 2009 e 2019; e insights de professores sobre formação, família, atuação multidisciplinar e acessibilidades no contexto da inclusão escolar no Brasil.
Concluímos esta edição com uma resenha crítica do livro "Educação como Prática da Liberdade" de Paulo Freire, escrita por Fernanda Imaculada Faria, que revisita as contribuições fundamentais deste pensador para a educação.
Esperamos que este número da revista inspire e enriqueça o trabalho de educadores, pesquisadores e estudantes, promovendo a reflexão e a prática de uma educação mais inclusiva, diversificada e dialógica. Boa leitura!
Citas
.