O USO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO ONLINE – PRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6964

Palabras clave:

Portfólio Reflexivo, Metacognição, Autorregulação, Aprendizagem

Resumen

Este artigo de revisão investiga o potencial do Portfólio Reflexivo Online (PRO) para avaliar e desenvolver competências metacognitivas, que são a capacidade do aluno de refletir, monitorar e ajustar seu próprio processo de aprendizagem. A pesquisa articula a metodologia do PRO com a teoria da metacognição, buscando demonstrar como a ferramenta pode promover a autorregulação e a melhoria da aprendizagem.

A questão central da revisão é: "Como a implementação do PRO pode influenciar o desenvolvimento de competências de planejamento, monitoramento e avaliação?". A metodologia seguiu o protocolo PRISMA, com buscas nas bases de dados Oasisbr e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores "Metacognição" E "Portfólio" para o período de 2014 a 2024. A análise dos estudos selecionados confirmou o potencial dos portfólios reflexivos online na promoção da autorregulação da aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades metacognitivas. A revisão contribui para uma compreensão mais profunda do PRO como uma ferramenta pedagógica capaz de formar aprendizes mais conscientes e autônomos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcelo da Silva Nunes, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Mestrando em Ensino (Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal do Pampa. Pós-graduado em Gerência e Segurança de Redes de Computadores pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2009). Possui graduação em Administração pela FIAR (2020), graduação em Informática pela Universidade da Região da Campanha - URCAMP (2000), Licenciatura para não licenciados - habilitação Administração IFSUL (2020) e Técnico em Transações Imobiliárias pelo Instituto Dom Kurios Educacional (2022). Informata do Núcleo de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Finanças e Recursos Humanos e Professor Técnico da Escola Dr. Antenor Gonçalves Pereira - Geteco Técnico, com experiência nas áreas de ensino de Administração e Informática, atuando principalmente nos seguintes temas: consultorias, atividades computacionais, segurança de dados, redes de computadores, frontend e backend em desenvolvimento WEB como WebDesigner, Técnico em Informática autônomo, prestação de serviços em Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas Operacionais, Internet e Ensino a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Windows, Linux, WebDesign, Internet no celular, Wireless e EAD. 

Luciana Batista de Freitas, EMEP Dr. Antenor Gonçalves Pereira – GETECO TÉCNICO

Mestre em Ensino pela Universidade Federal do Pampa, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade da Região da Campanha, Pós-Graduada em Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente pela Universidade da Região da Campanha, em Educação em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Pampa, em Mídias na Educação pelo Instituto Federal de Educação Sul-rio-grandense, em Educação Profissional e Tecnológica e em Gestão Escolar pela Faculdade Unina. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino de Bagé. Atualmente, atua como assessora técnica da Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional e Diretora da Escola Municipal de Educação Profissional Dr. Antenor Gonçalves Pereira.

Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa e membro permanente dos programas de pós-graduação em Ensino (Mestrado Acadêmico) e em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Federal do Pampa. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Física - área de concentração Ensino de Física - da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2003) e mestrado em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Trabalha principalmente com Divulgação Científica em Feiras de Ciências, sendo articulador do Programa de Feiras de Ciências da Unipampa (PROFECIPAMPA). Foi Pró-Reitor Adjunto de Graduação (2023) e Chefe de Gabinete da Reitoria da Unipampa (2024). 

Crisna Daniela Krause Bierhalz, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professora Associada da Universidade Federal do Pampa, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (1997). Especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1998), em Administração e Supervisão Escolar pelas Faculdades Integradas de Amparo (2003) e em Administração Pública pela Faculdade Atlântico Sul (2005). Mestre em Educação Ambiental pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007). Doutora em Educação, linha Formação de Professores na Pontíficia Universidade Católica do RS (2012).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Didática e Metodologias do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, avaliação educacional e educação a distância, Membro dos grupos de pesquisa G.A.M.A - Grupo de Pesquisa sobre Aprendizagens, Metodologias e Avaliação e Grupo de Pesquisa em Práticas de Ensino em Ciências (GPPEC). Professora do Programa de Pós Graduação - Mestrado Acadêmico em Ensino e do Curso de Ciências da natureza - Licenciatura. Fez parte da Comissão de Elaboração da Proposta do Curso de Licenciatura em Educação do campo apresentada ao Edital SESU/SETEC/SECADI/MEC 2012. Posteriormente fez parte da comissão de implantação do curso em 2013. Atuou como coordenadora e docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo na Unipampa.

Citas

COTTA, Tereza Cristina. Avaliação de programas e projetos sociais: desafios e perspectivas. Revista de Saúde Pública, 32, 615-620, 1998.

FREITAS, Luciana Batista de. O que se mostra com o uso do Portfólio Reflexivo online no desenvolvimento e apresentação de trabalhos em Feiras de Ciências? Bagé: UNIPAMPA, 2021.

GEWEHR, Diógenes. Projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição. Lajeado: UNIVATES, 2019.

LIMA, Carlos Ênio Jorge. Metacognição como estratégia de aprendizagem para realização de atividades experimentais no Ensino Superior. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil, 2023.

PAGE, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., & Moher, D. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71, 2021.

RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 109-116, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?format=html. Acesso em 03/04/2024.

ROSA, Cleci. T. W. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: UPF Editora, 2014.175 p.

Publicado

2025-09-11

Cómo citar

NUNES, Marcelo da Silva; FREITAS, Luciana Batista de; DORNELES, Pedro Fernando Teixeira; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. O USO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO ONLINE – PRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–16, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6964. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6964. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS