O USO DO PORTFÓLIO REFLEXIVO ONLINE – PRO: UMA REVISÃO DE LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6964Palabras clave:
Portfólio Reflexivo, Metacognição, Autorregulação, AprendizagemResumen
Este artigo de revisão investiga o potencial do Portfólio Reflexivo Online (PRO) para avaliar e desenvolver competências metacognitivas, que são a capacidade do aluno de refletir, monitorar e ajustar seu próprio processo de aprendizagem. A pesquisa articula a metodologia do PRO com a teoria da metacognição, buscando demonstrar como a ferramenta pode promover a autorregulação e a melhoria da aprendizagem.
A questão central da revisão é: "Como a implementação do PRO pode influenciar o desenvolvimento de competências de planejamento, monitoramento e avaliação?". A metodologia seguiu o protocolo PRISMA, com buscas nas bases de dados Oasisbr e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, utilizando os descritores "Metacognição" E "Portfólio" para o período de 2014 a 2024. A análise dos estudos selecionados confirmou o potencial dos portfólios reflexivos online na promoção da autorregulação da aprendizagem e no desenvolvimento de habilidades metacognitivas. A revisão contribui para uma compreensão mais profunda do PRO como uma ferramenta pedagógica capaz de formar aprendizes mais conscientes e autônomos.
Descargas
Citas
COTTA, Tereza Cristina. Avaliação de programas e projetos sociais: desafios e perspectivas. Revista de Saúde Pública, 32, 615-620, 1998.
FREITAS, Luciana Batista de. O que se mostra com o uso do Portfólio Reflexivo online no desenvolvimento e apresentação de trabalhos em Feiras de Ciências? Bagé: UNIPAMPA, 2021.
GEWEHR, Diógenes. Projetos de pesquisa e feiras de ciências como espaços de metacognição. Lajeado: UNIVATES, 2019.
LIMA, Carlos Ênio Jorge. Metacognição como estratégia de aprendizagem para realização de atividades experimentais no Ensino Superior. (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS, Brasil, 2023.
PAGE, M. J., McKenzie, J. E., Bossuyt, P. M., Boutron, I., Hoffmann, T. C., Mulrow, C. D., & Moher, D. The PRISMA 2020 statement: An updated guideline for reporting systematic reviews. BMJ, 372, n71, 2021.
RIBEIRO, Célia. Metacognição: um apoio ao processo de aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, v. 16, p. 109-116, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/prc/a/SvPsW9L8v4t7gmDXGHrdTPc/?format=html. Acesso em 03/04/2024.
ROSA, Cleci. T. W. Metacognição no ensino de Física: da concepção à aplicação. Passo Fundo: UPF Editora, 2014.175 p.
















