A INVISIBILIDADE LGBTQIAPN+ NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM ESTUDO DA ARTE EM REVISTAS CIENTÍFICAS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i2.6920

Palabras clave:

currículo, Geografia, LGBTQIAPN+, formação docente

Resumen

Objetivo geral realizar um estudo da arte sobre o debate LGBTQIAPN+ no currículo de Geografia, com foco nas principais revistas geográficas brasileiras. De forma mais específica, se buscou: a) identificar as produções acadêmicas publicadas que abordam a temática LGBTQIAPN+ no currículo de Geografia; b) analisar os direcionamentos temáticos e metodológicos presentes nesses estudos; e c) verificar se, e de que maneira, essas produções dialogam com os documentos oficiais da educação brasileira, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho adota como caminho metodológico um estudo da arte, com abordagem qualitativa e caráter descritivo, sobre a presença do debate LGBTQIAPN+ no currículo de Geografia. tem-se como resultados      que a ausência de publicações não implica a inexistência de experiências ou práticas em sala de aula voltadas à diversidade sexual, mas sim uma falta de sistematização e valorização dessas iniciativas no meio acadêmico, foram encontrados apenas dois artigos sobre a temática central. Conclui-se, pesquisa contribua para ampliar o debate sobre o ensino de Geografia e a inclusão de temáticas LGBTQIAPN+ no currículo escolar de Geografia. Além disso, que incentive outros trabalhos a explorarem essa temática a partir de diferentes recortes, territórios e práticas, fomentando um campo ainda incipiente, mas absolutamente necessário.

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Biografía del autor/a

Leandro dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestrando em Geografia pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí (PPGGEO/UFPI), com a área de concentração em Educação Geográfica. Graduado em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É membro do núcleo de estudos com foco no Ensino de Geografia (GAAE). Desenvolve trabalhos voltados para o Ensino de Geografia com o foco nas Tecnologias Digitais para o ensino como a gamificação

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutorando em Geografia pela UFPI. Mestre em Ensino de Geografia pela UFPI (PPGGEO/UFPI). Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG); e participante do Grupo de estudos e pesquisas: currículo, ensino e formação de professores de Geografia (GECEF) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

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Publicado

2025-08-26

Cómo citar

OLIVEIRA, Leandro dos Santos; SOUSA, Marcos Gomes de. A INVISIBILIDADE LGBTQIAPN+ NO CURRÍCULO DA GEOGRAFIA ESCOLAR: UM ESTUDO DA ARTE EM REVISTAS CIENTÍFICAS. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 2, p. e01–15, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i2.6920. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/6920. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

ARTIGOS