ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: PESQUISA E PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCATIVO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS COM PERSPECTIVA DECOLONIAL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.5025

Palabras clave:

Fechas comemorativas, Decolialidad, Enseñanza de história, Historia Afro-Brasileña, História Indígena

Resumen

Este artículo presenta el proceso de diseño y desarrollo de un recurso educativo para la disciplina Historia en los primeros años de la Enseñanza Primaria, realizado a partir de una encuesta muestral a 47 docentes, a través de un cuestionario Google Forms, en el marco de una capacitación programa Maestría Profesional en Educación. Buscando aprehender las concepciones y prácticas docentes, esta investigación indicó que la enseñanza de la Historia presenta dificultades relacionadas con el exceso de contenidos didácticos en los currículos oficiales, la inseguridad de trabajar con determinados temas, así como la escasez de materiales didácticos lúdicos, dinámicos y que responder a los imperativos del contexto tecnológico. En consideración a estos datos, se elaboró ​​un libro electrónico como recurso educativo con secuencias didácticas en fechas conmemorativas, dada su presencia en la cultura escolar y la prevalencia de acercamientos estereotipados y heroicos a agentes y hechos históricos. Este producto está en sintonía con los presupuestos de los campos epistemológicos del pensamiento decolonial, la Didáctica de la Historia y la Educación Histórica, que demuestran las estrategias, propósitos, temas y metodologías más adecuadas para la enseñanza de la Historia a los niños.

Biografía del autor/a

Pablo Luiz de Oliveira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professor Associado IV do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação (FaE), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde trabalha desde março de 2010. Na graduação leciona disciplinas de Ensino de História nos cursos de História/Licenciatura, Formação Intercultural para Educadores Indígenas (FIEI), Licenciatura em Educação do Campo (LeCampo) e Pedagogia/Licenciatura. Na pós-graduação, atua no curso de Mestrado Profissional (Promestre-FaE/UFMG), na linha de pesquisa em Educação, ensino e humanidades. Foi professor adjunto no Depto. de Ciências Humanas da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), entre 2009 e 2010, e professor substituto no Depto. de História da UFMG em 2003-2004 e em 2008-2009. É pesquisador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de História (Labepeh/FaE/UFMG), do Núcleo de Estudos sobre Pensamento Complexo (NEPCOM) e coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação Histórica, Museal e Científica (GEEMC). É autor dos livros "Ferrovia, sociedade e cultura, 1850-1930" (2009) e "Marca de fogo: quilombos, resistência e a política do medo, Minas Gerais, século XVIII" (2016). Realizou pesquisa de pós-doutorado no Connecticut College e na Rice University, EUA, sobre ensino de história indígena, em 2018. 

Elaine Costa Aguiar, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Educação e Docência pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na Linha de Pesquisa Educação, Ensino e Humanidades (2021). Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal de São João Del Rei (2019) e em Ciência das Religiões pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2007). Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Professora desde 2006, com atuação em diferentes segmentos: Ensino Fundamental, Ensino Médio, PROJOVEM Urbano, Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professoras e Professores. Atualmente é professora de História nas Redes Municipais de Contagem/MG e de Belo Horizonte/MG. Tem interesse nas áreas de Educação, História, Ensino de História, Consciência Histórica e uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na educação escolar. 

Ana Paula Giavara, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE da Faculdade de Educação - FaE da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na área de ensino de História. Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília - Universidade Estadual Paulista - UNESP, na linha de pesquisa "Políticas Educacionais, Gestão de Sistemas e Organizações, Trabalho e Movimentos Sociais". Possui Licenciatura em História pela Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP. Como pesquisadora, atua nas áreas de Ensino de História e Políticas Curriculares para a disciplina de História. É vice-líder e pesquisadora do Grupo Historicamente: História, Ensino e Aprendizagem da FaE / UFMG. 

Citas

ANASTÁCIO, Liliane Rezende. Metodologias Ativas x TDIC’s: entendendo conceitos. Lisboa, 08 de março de 2021. Disponível em: https://www.revistaponte.org/post/metod-ativs-e-tdic-enten-concs. Acesso em: 12 de março de 2021.

BARCA, Isabel. Educação Histórica: uma nova área de investigação. Revista da Faculdade de Letras. História. Porto, III série, vol. 2, 2001, pp. 13-21

BERGAMASCHI, Maria A. et al. “O Dia do Índio: ações e reflexões interculturais na formação de professores” em BERGAMASCHI, Maria (Org.). Povos indígenas & educação. Porto Alegre: Mediação, 2008, p.143-156.

BERGMANN, Klaus. A história na reflexão didática. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 9, n. 19, fev.1990, p. 29-42.

CAINELLI, Marlene Rosa. A construção do pensamento histórico em aulas de História no Ensino Fundamental. Revista Tempos Históricos, vol. 12, p. 97-109, 1º semestre de 2008.

CANDAU, Vera et al. “Colonialidade e Pedagogia Decolonial: Para Pensar uma Educação Outra”. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, 26 (83).

CARVALHO, Maria Regina Viveiros de. "Perfil do professor de educação básica”. In: BOF, Alvana Maria; OLIVEIRA, Adolfo Samuel de (orgs.). Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2018. Brasília: Inep, 2018.

CERRI, Luís Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2011.

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educa.Ver., Curitiba, v. Especial, p. 171-190, 2006.

Costa, S. R. S., Duqueviz, B. C., & Pedroza, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. In: Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 19, n.3, set/dez. de 2015, p. 603-610.

DOROTEIO, Patrícia Karla Soares Santos. Ensinar história nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios conceituais e metodológicos. In: História & Ensino, Londrina, p. 207-228, jul/dez. 2016.

GARCÍA, Maria Josefa Mosteiro; CASTRO, Ana Maria Porto. La investigación em educación. In. MORORÓ, Leila Pio; COUTO, Maria Elizabete; ASSIS, Raimunda Alves Moreira de Assis (org.). Notas teórico-metodológicas de pesquisas em educação: concepções e trajetórias. Ilhéus: Editus, 2017, p.12-39.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas da pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

LEE, Peter. Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé: compreensão das pessoas do passado. In: BARCA, Isabel. Educação Histórica e Museus. Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação e Psicologia: Universidade do Minho, 2003.

LEE, Peter. Em direção a um conceito de literacia histórica. Educar em Revista. Especial. Dossiê: Educação Histórica. Curitiba, Editora UFPR, p. 131-150, 2006.

MUNDURUKU, Daniel. Usando a palavra certa pra doutor não reclamar. 2013. Disponível em: http://danielmunduruku.blogspot.com/p/cronicas-e-opinioes.html. Acesso em: 22 dez. 2022.

PEREIRA, Nilton Mullet; PAIM, Elison Antonio. Para pensar o ensino de história e os passados sensíveis: contribuições do pensamento decolonial. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 32, n. 66, p. 1229-1253, set./dez. 2018.

RAMOS, Márcia Elisa Teté. Educação Histórica: articulação orgânica entre investigação e ação. XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de História. Departamento de História de la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza; 2013.

RÜSEN, Jörn. Razão histórica: teoria da história, fundamentos da ciência histórica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

SARMENTO, Manuel Jacinto. O Estudo de Caso Etnográfico em Educação. In. ZAGO, N.; CARVALHO, M, P.; VILELA, R. A. T. (Org.). Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011, p. 137-179.

Publicado

2024-04-30

Cómo citar

LIMA, Pablo Luiz de Oliveira; AGUIAR, Elaine Costa; GIAVARA, Ana Paula. ENSINO DE HISTÓRIA PARA OS ANOS INICIAIS: PESQUISA E PRODUÇÃO DE UM RECURSO EDUCATIVO SOBRE DATAS COMEMORATIVAS COM PERSPECTIVA DECOLONIAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–20, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i1.5025. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5025. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS