MEMÓRIAS DA DOCÊNCIA: SENTIDOS E PERCEPÇÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS NO DELTA DO RIO PARNAÍBA (1980-1990)
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i1.4191Palabras clave:
Delta del río Parnaíba; Recuerdos; Práctica Pedagógica.Resumen
Citas
ALVES, Rubem. A Alegria de Ensinar. Campinas, SP: Papírus, 2000.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. São Paulo: Brasiliense, 2007.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Práticas educativas e Práticas pedagógicas: questões epistemológicas. Laconex@o. UFPB, n. 9, agosto, 2020. Disponível em: http://www.ccae.ufpb.br/laconexao/contents/documentos/experiencias-e-reflexoes-pedagogicas/reflexao-09-praticas-educativas-e-praticas-pedagogicas-questoes-epistemologicas.pdf Acesso em: 15 fev. 2023.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S2176-6681/288236353 Acesso em: 28 mar. 2023.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, Editora Revista dos Tribunais, 2013.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. (Trad.) Cristina Antunes; João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LIMA, Anna Paula de Avelar Brito. Psicologia da aprendizagem. Recife: UFRPE, 2010.
MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 2. ed. São Paulo: 2005.
MIGNOT, Ana Chrystina Venancio; CUNHA, Maria Teresa Santos (Orgs.). Práticas de memória docente. São Paulo: Cortez, 2003.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 18. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
MOREIRA, Herivelto; CALEFFE, Luiz Gonzaga. Metodologia da pesquisa para o
professor pesquisador. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, vol. 3, n. 3 e 4, p.5-24, 2006.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de Professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
SACRISTÁN, J.G. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ZABALA, Antoni. A Prática Educativa: como ensinar. (Trad.) Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.