Entre documentos e memórias: o acervo de escolas extintas do Estado do Rio de Janeiro

Autores/as

  • Alessandro Sathler UERJ
  • Izabel Cristina Galiaço Avila
  • Mário Jorge Gonzaga

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2591

Palabras clave:

Escolas Extintas , História da Educação, Acervo e Memória Institucional

Resumen

O presente artigo tem como objetivo caracterizar o acervo de escolas extintas do estado do Rio de Janeiro, partindo da identificação e análise dos processos históricos e administrativos que lhe deram origem. A complexidade das relações sociais criou uma dinâmica de vida em que o acesso a determinados direitos e espaços sociais dependem, necessariamente, de documentos que comprovem a conclusão de etapas da educação escolar, justificando assim sua existência formal. O acervo fluminense surgiu da junção entre os arquivos dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro na década de 1970, contando hoje com cerca de 5 milhões de pastas individuais de alunos dispostas em mais de 3.200 escolas. Esse conjunto documental, organizado e gerido por legislação específica, engloba registros acadêmicos e institucionais que, para além de buscar garantir a emissão de certificados ou diplomas, descreve a história da educação por meio da preservação da memória cotidiana dos processos pedagógicos e institucionais. Pretende-se nesta pesquisa reconstruir o processo de formação desse acervo, descrevendo a partir daí sua composição, organização e finalidades. Para tanto será realizado um estudo qualitativo de caráter bibliográfico a partir de fontes primárias, bem como da literatura que trata do tema.

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Publicado

2022-05-04

Cómo citar

SATHLER, Alessandro; AVILA, Izabel Cristina Galiaço; GONZAGA, Mário Jorge. Entre documentos e memórias: o acervo de escolas extintas do Estado do Rio de Janeiro . Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–19, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2591. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2591. Acesso em: 6 dic. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO