Pensando os arquivos eclesiásticos: a contribuição do arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia na preservação da memória local

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2581

Palabras clave:

Memória, Documento, Arquivo eclesiástico, Prelazia de São Félix do Araguaia

Resumen

Este artigo apresenta uma compreensão a respeito de Arquivo Eclesiástico tomando como objeto e fonte a organização arquivística da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT. A pesquisa compõe o projeto “Ressonâncias de vozes de Bispos: o Araguaia/Xingu de Casaldáliga”, em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O referencial teórico/metodológico visa a abordagem qualitativa e dialoga com as ideias dos historiadores Jacques Le Goff (2013), Paul Ricouer (2007) e com o pensamento de Michel Foucault (2000) para, na perspectiva dos estudos genealógicos e a partir da emergência dos acontecimentos, dar a conhecer as potencialidades na construção de saberes. Esta narrativa também é resultado de atividades da disciplina Estudos Avançados em História da Educação II, que contribuiu na nossa formação sobre o tema dos arquivos. Concluímos que o arquivo eclesiástico, como território de produção de sentido e problematização da vida, constitui-se como um dispositivo que preserva, organiza e disponibiliza um conjunto de memórias, composto por escritos, iconografias e materiais áudio visuais, com informações disponíveis a respeito de autoridades e grupos socioculturais, ligados ou não ao clero, permitindo diversas construções teóricas.

 

Biografía del autor/a

Pedro Henrique Nascimento de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação do ProPEd-UERJ. Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ (2019). Especialista em Ensino de História do CESPEB-UFRJ (2022). Bacharel e Licenciado em História pela UFF (2016). Membro do Grupo de Estudos História da Educação e Religião. Membro do Observatório da Laicidade na Educação. Atuou como professor de História na Rede Municipal de Itaboraí-RJ. Atual como professor de História em pré-vestibulares sociais e comunitários (EDUCAFRO, PECEP, EMANCIPA). Atuou como professor visitante no Curso de Pós-graduação Lato-Sensu em História do Rio de Janeiro (IPN/FATEC-PR). Atuou como mediador acadêmico do Curso de Pós-graduação em Alfabetização, Leitura e Escrita (Faculdade de Educação-UERJ). Tem experiência docente nas áres de História e Educação, com ênfase em Ensino de História. Tem interesse particularmente em História, Educação, Ensino de História, Laicidade e Religião, que busca contemplar em sua área de atuação profissional.

Veronete Dias Gomes, UERJ/Doutoranda

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Possui Especialização em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope - vinculado CNPq e do GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião ? núcleo Rio de Janeiro, Edu, UERJ. Efetiva na Secretaria de Estado de Educação como professora da Educação Básica. Atuou no CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação - como Professora Formadora da Alfabetização. Foi Coordenadora de polo do Profuncionário 2017/2019. Em 2015 e 2016 atuou também como professora Orientadora de Estudo do PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Paula Leonardi, UERJ/Professora da Faculdade de Educação

Paula Leonardi é graduada em Pedagogia pela UNESP- Rio Claro; mestre em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (bolsista FAPESP); doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação USP (2008), com período de estágio no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (bolsista CAPES); pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP (2011), com bolsa FAPESP. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) e pesquisadora dos grupos Focus (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade, FE, Unicamp) e GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião ? núcleo Rio de Janeiro, Edu, UERJ). Atuou como professora convidada na Universidade Bordeaux Montaigne entre dezembro de 2019 e maio de 2020, com financiamento Capes Print. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj) e Prociência. Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação na representação Sudeste. É editora da Revista Teias e membro do Conselho Editorial das revistas Caedu e Pensar a Educação em Revista. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos docentes e de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação.

Citas

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Percursos de um Arq-Vivo: entre arquivos e experiências na pesquisa em história da educação / Dóris Bittencourt Almeida. – 1. ed. – Porto Alegre: Editora Letra1, 2021. 164 p.

CASTRAVECHI, Luciene Aparecida. A Prelazia de São Félix do Araguaia e a luta pela terra em Porto Alegre do Norte/Mato Grosso (1970-1980): migração e conflito no campo. 2017. Tese (Doutorado em História) — Programa de Pós- Graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2017.

CERTAU, Michel de. A invenção do Cotidiano: 1. Artes de Fazer. 6 ed. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes; 1994.

CUNHA, Maria Teresa Santos; ANDRADE, Ana Luiza Santiago de. Falando sobre Arquivos Pessoais: Guardados sobre Sandra Jathai Pesavento em tempos salteados (década de 1980-2000). Revista do Instituo Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul - RIHGRGS, Porto Alegre, n. 158 especial, p. 85-100, dezembro/2020. Disponível em <https://seer.ufrgs.br/revistaihgrgs/article/view/103557/59408>. Acesso em 20 jul. 2021.

FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. Tradução de Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.

FOCUS. Banco de Dados. Disponível em: <https://www.focus.fe.unicamp.br/pt-br/projetos-tematicos/congregacoes-catolicas-educacao-e-estado-nacional/banco-de-dados> Acesso em 30 jul. 2021.

GUINZBURG, Carlo. Relações de forças: história, retórica, prova. Trad. Jônatas Batista Neto – São Paulo: Companhia das letras, 2002.

JESUS, lrmãzinhas de. O renascer do povo Tapirapé: diário das lrmãzinhas de Jesus de Charles de Foucauld. São Paulo: Editora Salesiana, 2002.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução de Bernardo Leitão [et al.]. 7 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2013.

MINAYO, Marília Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21º ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução: Alain Francois [et al]. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.

SANTOS, Cristian José Oliveira. Os Arquivos das Primeiras Prelazias e Dioceses Brasileiras no Contexto da Legislação e Práticas Arquivísticas da Igreja Católica. 2005. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Universidade de Brasília, Brasília; 2005.

SANTOS, Milton. O retorno do Território. Buenos Aires: OSAL: Observatório Social de América Latina, 2005 A, p.251-261.

SOARES, Luiz Antonio Barbosa; ARAÚJO, Maria do S. S.; ZATTAR, Neuza B. Territórios do Araguaia: entre a palavra poética e o gesto político. Editora UNEMAT, 2017.

SOUZA, Maria Aparecida Martins. Retalhos de Vida: Escravidão contemporânea nas agropecuárias do Araguaia. 2009. Dissertação (Mestrado em História) — Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2009.

Publicado

2022-05-04

Cómo citar

OLIVEIRA, Pedro Henrique Nascimento de; DIAS GOMES, Veronete; LEONARDI, Paula. Pensando os arquivos eclesiásticos: a contribuição do arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia na preservação da memória local. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–19, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2581. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2581. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO