Multiculturalismo E Educação: O Espaço Da Gestão

Autores/as

  • Renan Santiago de Sousa UFRJ
  • Daniele Gomes da Silva UFRJ
  • Teresa Paula Nico Rego Gonçalves Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i1.9148

Palabras clave:

Gestão democrática, Gestão escolar, Multiculturalismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como diferenças de raça, gênero e sexualidade, perpassam o cotidiano da gestão de uma escola particular localizada à zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que uma gestão realmente democrática não pode deixar omisso o tratamento de tais assuntos. Para tal, foi feita uma análise documental do Boletim Informativo da escola, observações do conselho de classe relativo ao ensino fundamental I junto à mesma e uma entrevista semiestruturada com a diretora adjunta da instituição. De forma geral, os resultados apontam para uma dicotomia: embora a escola teoricamente se esforce em tratar positivamente de problema relacionados com as diferenças culturais junto aos discentes, foi notado que parte da equipe gestora e parte das(os) professoras(es) parece reproduzir estereótipos relacionados ao gênero e à sexualidade.

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Publicado

2019-09-13

Cómo citar

SOUSA, Renan Santiago de; GOMES DA SILVA, Daniele; NICO REGO GONÇALVES, Teresa Paula. Multiculturalismo E Educação: O Espaço Da Gestão. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 155–174, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i1.9148. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2474. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS