Multiculturalismo E Educação: O Espaço Da Gestão

Autores/as

  • Renan Santiago de Sousa UFRJ
  • Daniele Gomes da Silva UFRJ
  • Teresa Paula Nico Rego Gonçalves Universidad de Sevilla

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i1.9148

Palabras clave:

Gestão democrática, Gestão escolar, Multiculturalismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar como questões de interesse do multiculturalismo, como diferenças de raça, gênero e sexualidade, perpassam o cotidiano da gestão de uma escola particular localizada à zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Parte-se do pressuposto de que uma gestão realmente democrática não pode deixar omisso o tratamento de tais assuntos. Para tal, foi feita uma análise documental do Boletim Informativo da escola, observações do conselho de classe relativo ao ensino fundamental I junto à mesma e uma entrevista semiestruturada com a diretora adjunta da instituição. De forma geral, os resultados apontam para uma dicotomia: embora a escola teoricamente se esforce em tratar positivamente de problema relacionados com as diferenças culturais junto aos discentes, foi notado que parte da equipe gestora e parte das(os) professoras(es) parece reproduzir estereótipos relacionados ao gênero e à sexualidade.

Citas

ARAUJO, Cinthia Monteiro de. Por outras histórias possíveis: em busca de diálogos interculturais em livros didáticos de história. 2012. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2012.

BONAMINO, A. Características da Gestão escolar promotoras de sucesso. In: POLON, T. L. P.; BONAMINO, A. M. C.; PAES DE CARVALHO, C.; ALVES, F. Gestão do Currículo e Gestão e Liderança (Col. Gestão e Avaliação da Educação Pública, vol.3). Juiz de Fora: Editora do CAED, 2012. (p. 117 a 132).

BONI, Valdete; QUARESMA, Silvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, 2005.

CANEDO, M. L. Um olhar a partir das famílias. In: XAVIER, A.; CANEDO, M. L.; BRANDÃO, Z. (orgs.) Construção da Qualidade de Ensino. Rio de Janeiro: Editora Forma e Ação, 2013.

CANEN, Ana. O multiculturalismo e seus dilemas: implicações na educação. Comunicação e Política, v.25, nº 2, p. 91-107, 2007

______.; XAVIER, Giseli Pereli de Moura. Gestão do currículo para a diversidade cultural: discursos circulantes em um curso de formação continuada de professores e gestores. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 2, p. 306-325, maio/ago. 2012

______.; SANTOS, A. R. Educação Multicultural: teoria e prática para professores e gestores em educação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2009.

CARVALHO, Júlia Gonçalves de . Diversidade cultural e gestão escolar: alguns pontos para reflexão. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 85-100, maio./ago. 2012

COSTA, Rejane Pinto. O Ensino de Inglês em uma Ótica Multicultural. 2001. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2001.

DANTAS, Marco Aurélio Acioli. GOMES, Alfredo Macedo Gomes. Interfaces entre gestão escolar democrática e a lei nº. 10.639/2003. Revista de Administração Educacional, Recife, V. 1 . Nº 1 . jan./jun 2016 p.90-106

DELATORRE, Catia Silene. A construção da gestão democrática no contexto escolar multicultural. Monografia de especialização em Gestão escolar, UFSM, 2012.

DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio; ZEICHNER, Kenneth (orgs.). Justiça Social: Desafios para a formação de professores. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2008.

DORVILLÉ, Luís; TEIXEIRA, Pedro; SOARES, Camila. Entre dogmatismos e

silenciamentos mútuos: o ensino de evolução e as ideias religiosas. In.: Diferenças silenciadas: Pesquisas em educação, preconceitos e discriminações. ANDRADE, Marcelo (org.). 1 ed. Rio de Janeiro: 7letras, 2015.

FARIA, Rosa Maria da Silva. O Ensino e a Avaliação de Francês para as Classes Populares: um olhar multicultural. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2009.

FERREIRA, Luciene Braz; TORRECILHA, Nara; MACHADO, Samara Haddad Simões. A técnica de observação em estudos de administração. Congresso da ENANPAD, 2012.

GAY, G. A Synthesis of Scholarship in Multicultural Education. Urban Monograph Series. North Central Regional Educational Lab., Oak Brook, IL. Office of Educational Research and Improvement (ED), Washington, DC, 1994.

GOMES, Joe. Teoria e Prática Multicultural: subsídios para a formação continuada do professor de educação física. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2011.

GUIMARÃES, Ana Paula Miranda ; MARTINS, Carine, Belau de Castro; FIGUEIREDO, Priscila Silva de; ALMEIDA, Rosiléia Oliveira de. Multiculturalismo no ensino de biologia na visão de estudantes de uma escola particular do município de dias d’ Ávila. Indagatio Didactica, vol. 5(2), outubro, 2013

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10a ed. Rio de janeiro: dp&a; 2005.

______. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez, 2003a.

_______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2003b

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.

MIGON, Cristiane Abreu; NOGUEIRA, Monique Adries. Possibilities and limits of a multi/intercultural music appreciation at schools. Literacy Information and Computer Education Journal (LICEJ), v. 6, p. 1371-1378, 2015.

MONTI, E. M. G.. Afetividades e (auto) censura na escrita autobiográfica da pianista Magdalena Tagliaferro. REVISTA ELETRÔNICA DOCUMENTO/MONUMENTO, v. 1, p. 72-83, 2018.

OLIVEIRA, Luiz Fernandes de. Histórias da África e dos africanos na escola: perspectivas para a formação dos professores de história quando a diferença se torna obrigatoriedade. 2010. Tese (Doutorado em Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2010.

PAES DE CARVALHO, C.; LIMA, M. F. M. Conselhos Escolares, gestão democrática e Qualidade do ensino em escolas da rede pública municipal do Rio de Janeiro: percepções e pais e professores. Boletim SOCED, n. 8, 2012.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis -Volume 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006

SALLES, Fabiano Lages. Educação Física, Currículo e Identidades em um Contexto Escolar: um olhar multicultural. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2014

SANTOS, Ana Paula da Silva. A Educação Física em uma Perspectiva Mul/Intercultural e as Relações de Gênero no Contexto Escolar. 2013. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2013.

SILVA, Rita Cassia de Oliveira e. Formação Multicultural de Professores de Educação Física: entre o possível e o real. 2008. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação- UFRJ, 2008.

SOUZA, Deyse Medeiros de. LIMA, Erika Roberta Silva de Lima, SILVA, Ciclene Alves da. A presença do multiculturalismo e da democracia nos processos organizacionais da escola pública. Revista Ensino Interdisciplinar, v. 1, nº. 03, Dezembro/2015 UERN, Mossoró, RN

VIEIRA, S. L. Escola – lugar onde tudo acontece. In: VIEIRA, S. L. Educação Básica: política e gestão da escola. Brasília: Liber Livro, 2009. (p. 149 a 160).

VIEIRA, S. L. Política(s) e Gestão da Educação Básica: revisitando conceitos simples. Revista Brasileira de Administração da Educação - RBPAE. v.23, n.1, p. 53-69, jan./abr. 2007.

Publicado

2019-09-13

Cómo citar

SOUSA, Renan Santiago de; GOMES DA SILVA, Daniele; NICO REGO GONÇALVES, Teresa Paula. Multiculturalismo E Educação: O Espaço Da Gestão. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 155–174, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i1.9148. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2474. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

ARTIGOS