Vida, Educação E Profissão: Percursos De (Trans)Formação Na Trajetória De Nestor Dos Santos Lima
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v1i1.9206Palabras clave:
Escrita, Fontes Documentais, Trajetória Profissional, Vida e educaçãoResumen
Investigar os percursos de (trans)formação na trajetória do educador norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima é o objetivo desta pesquisa. Com vasta atuação na educação pública do Rio Grande do Norte, Nestor Lima foi responsável por cargos como a direção da Escola Normal de Natal (1911-1923) e do Departamento de Educação (1924-1928). Nestes espaços escreveu diversos tipos de documentos oficiais, a exemplo dos relatórios de funcionamento da Escola Normal de Natal, relatório do Departamento de Educação do Estado (1924-1928) e dois relatórios de viagens pedagógicas comissionadas nos anos de 1913 e 1923. Diante de tantos registros administrativos, surge a questão: como perceber subjetividades da vida de um educador na escrita de documentos oficiais? Para responder a esta questão faço uso da pesquisa documental, reconhecendo as especificidades do trabalho com fontes históricas abordadas por Nunes e Carvalho (1993), Bacellar (2010) e Vasconcelos (2014), em diálogo com Mignot (2002) e Souza (2015), que versam sobre os desafios e possibilidades da pesquisa (Auto)Biográfica. Castillo Gómez (2004) fundamenta as discussões sobre da História da Cultura Escrita, assim como Chartier (1994; 2002; 2003) contribui para o trabalho com os aspectos da materialidade dos suportes. A problematização e análise das fontes permitiram capturar singularidades da trajetória de formação, interesses e relações políticas de Nestor Lima, a partir da compreensão do movimento dialético de construção de suas identidades pessoal e profissional no cotidiano. Nos rastros dos documentos oficiais que assinou, faço incursões de um olhar curioso, sigo vestígios, conjecturo e construo sentidos possíveis.
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