Editorial

Autores/as

  • Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
  • Alexandra Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v1i2.9986

Resumen

O número 2 da revista Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, conta com uma entrevista com o professor doutor Pablo Álvarez Domíngues, nomeado entre os 10 educadores do ano na Espanha. A revista traz também, a primeira parte do dossiê temático A dimensão educativa das séries, organizado por professora Alexandra Lima da Silva, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti e Jéssica Mara Raul. A partir da preocupação com a formação acadêmica dos jovens pesquisadores, a produção textos em coautoria com estudantes foi fortemente estimulada.

As autoras Ana Maria Marques Fernanda Nogueira da Cruz analisam a especificidade das prisões femininas no artigo Orange is the new black e o silêncio sobre o encarceramento de mulheres. As representações sobre mulheres negras foi o foco no artigo “Young, gifted and black”: representatividade e diversidade em Grey’s Anatomy, de Jéssica Mara Raul e Alexandra Lima da Silva. No artigo Olha que COISA MAIS LINDA? Quatro mulheres num mar de desafios, Gislene Danielle de Carvalho e Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti indicam as possibilidades em torno da série Coisa mais linda. A aclamada Game of Thrones foi o foco de Naiana Lopes Pimentel, em artigo intitulado Entre guerreiras e rainhas: representação feminina na série Game of Thrones. O artigo Na maré dos scripts digitais: o caráter educativo da fanfiction Todo mundo odeia o Chris, de Robson Fonseca Simões encerra esta primeira parte do dossiê sobre o universo das séries.

A revista também publica artigos de fluxo contínuo. A formação docente no México foi o foco do artigo Formación e identidade docente: imaginarios de las educadoras en el México del siglo XX, de Mercedes Guadalupe Muñiz Vega, María del Rosario Auces Flores e Blanca Susana Vega Martínez. O artigo Escola, família e religião católica nos debates educacionais brasileiros (Anos 1950/1960), de Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi traz importantes contribuições para o campo da História da Educação brasileira. Por fim, o artigo Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho, 1891-1962: uma vida pela capoeira e pelo esporte da cidade do Rio de Janeiro, de Ricardo Martins Porto Lussac, procura dar visibilidade a trajetória de um importante capoeirista carioca.

Acreditamos que o diálogo e a promoção de debates seja parte constituinte do processo formativo, de maneira ampla. Desejamos uma excelente leitura.

Publicado

2019-12-10

Cómo citar

GONZAGA DO MONTI, Ednardo Monteiro; LIMA DA SILVA, Alexandra. Editorial. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 5–6, 2019. DOI: 10.26694/caedu.v1i2.9986. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2454. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

EDITORIAL