EDUCOMUNICAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS: PRÁTICAS, TECNOLOGIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO

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DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v7i3.7680

Keywords:

Português

Abstract

A Educomunicação e aplicabilidade no ambiente escolar é descrita nesse artigo através de projeto utiizando tecnologia tendo um grupo de estudantes do Ensino Médio elaborado em duração semestral um projeto reconhecido em caso de sucesso diante de experiências pessoais e grupais utilizando recursos tecnológicos gratuitos resultando em um livro digital. Tais práticas sendo contextualizadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ampliam as situações de jovens protagonistas sustentando decisões e possibilitando ações através de pesquisas e análise crítica, estando nessa experiência os estudantes em contexto de escola pública numa estrutura de poucos recursos tendo sido através da educomunicação concretizada a possibilidade do projeto premiado em menção honrosa através da Ordem dos Advogados do Brasil do Estado do Rio de Janeiro (OAB/RJ) e publicado em mídias jornalísticas engrandecendo o processo educacional e o credenciamento de pessoas enquanto agentes produtores da obra.

 

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Author Biography

Iulie Toman, Logos University International - UNILOGOS

Doutorado Internacional em Educação / Logos University, Fellowship em Música Victoria College of Music and Drama/London, Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação UERJ, Especialização em Educação Especial Inclusiva PUC e Licenciatura plena em Arte CBM Centro Universitário. Experiência docente em instituições de ensino regular privadas, públicas e escolas de música. Tutora EAD na Universidade Federal da Bahia UFRB. Promotora de eventos culturais e na elaboração de conteúdo didático em música. Professora na área de Educação com ênfase em Educação Musical, Educação Inclusiva, Formação de Professores e Aprendizagem Escolar. Atualmente é professora nas disciplinas Projeto de Intervenção e Pesquisa no curso de Empreendedorismo e Arte no ensino regular e Educação de Jovens e Adultos do Governo do Estado do Rio de Janeiro tendo obtido o Prêmio Ouro em Educação Empreendedora no RJ

References

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Published

2025-12-06

How to Cite

TOMAN, Iulie. EDUCOMUNICAÇÃO EM PROJETOS EDUCACIONAIS: PRÁTICAS, TECNOLOGIA E PROTAGONISMO ESTUDANTIL NO ENSINO MÉDIO. Caminhos da Educação: diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 7, n. 3, p. e01–15, 2025. DOI: 10.26694/caedu.v7i3.7680. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/7680. Acesso em: 15 dec. 2025.

Issue

Section

ARTIGOS