Pensando os arquivos eclesiásticos: a contribuição do arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia na preservação da memória local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2581

Palavras-chave:

Memória, Documento, Arquivo eclesiástico, Prelazia de São Félix do Araguaia

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão a respeito de Arquivo Eclesiástico tomando como objeto e fonte a organização arquivística da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT. A pesquisa compõe o projeto “Ressonâncias de vozes de Bispos: o Araguaia/Xingu de Casaldáliga”, em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O referencial teórico/metodológico visa a abordagem qualitativa e dialoga com as ideias dos historiadores Jacques Le Goff (2013), Paul Ricouer (2007) e com o pensamento de Michel Foucault (2000) para, na perspectiva dos estudos genealógicos e a partir da emergência dos acontecimentos, dar a conhecer as potencialidades na construção de saberes. Esta narrativa também é resultado de atividades da disciplina Estudos Avançados em História da Educação II, que contribuiu na nossa formação sobre o tema dos arquivos. Concluímos que o arquivo eclesiástico, como território de produção de sentido e problematização da vida, constitui-se como um dispositivo que preserva, organiza e disponibiliza um conjunto de memórias, composto por escritos, iconografias e materiais áudio visuais, com informações disponíveis a respeito de autoridades e grupos socioculturais, ligados ou não ao clero, permitindo diversas construções teóricas.

 

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Biografia do Autor

Pedro Henrique Nascimento de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação do ProPEd-UERJ. Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ (2019). Especialista em Ensino de História do CESPEB-UFRJ (2022). Bacharel e Licenciado em História pela UFF (2016). Membro do Grupo de Estudos História da Educação e Religião. Membro do Observatório da Laicidade na Educação. Atuou como professor de História na Rede Municipal de Itaboraí-RJ. Atual como professor de História em pré-vestibulares sociais e comunitários (EDUCAFRO, PECEP, EMANCIPA). Atuou como professor visitante no Curso de Pós-graduação Lato-Sensu em História do Rio de Janeiro (IPN/FATEC-PR). Atuou como mediador acadêmico do Curso de Pós-graduação em Alfabetização, Leitura e Escrita (Faculdade de Educação-UERJ). Tem experiência docente nas áres de História e Educação, com ênfase em Ensino de História. Tem interesse particularmente em História, Educação, Ensino de História, Laicidade e Religião, que busca contemplar em sua área de atuação profissional.

Veronete Dias Gomes, UERJ/Doutoranda

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Possui Especialização em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope - vinculado CNPq e do GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião ? núcleo Rio de Janeiro, Edu, UERJ. Efetiva na Secretaria de Estado de Educação como professora da Educação Básica. Atuou no CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação - como Professora Formadora da Alfabetização. Foi Coordenadora de polo do Profuncionário 2017/2019. Em 2015 e 2016 atuou também como professora Orientadora de Estudo do PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Paula Leonardi, UERJ/Professora da Faculdade de Educação

Paula Leonardi é graduada em Pedagogia pela UNESP- Rio Claro; mestre em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (bolsista FAPESP); doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação USP (2008), com período de estágio no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (bolsista CAPES); pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP (2011), com bolsa FAPESP. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) e pesquisadora dos grupos Focus (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade, FE, Unicamp) e GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião ? núcleo Rio de Janeiro, Edu, UERJ). Atuou como professora convidada na Universidade Bordeaux Montaigne entre dezembro de 2019 e maio de 2020, com financiamento Capes Print. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj) e Prociência. Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação na representação Sudeste. É editora da Revista Teias e membro do Conselho Editorial das revistas Caedu e Pensar a Educação em Revista. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos docentes e de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, Pedro Henrique Nascimento de; DIAS GOMES, Veronete; LEONARDI, Paula. Pensando os arquivos eclesiásticos: a contribuição do arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia na preservação da memória local. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01–19, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2581. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2581. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO