Pensando os arquivos eclesiásticos: a contribuição do arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia na preservação da memória local

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v3i3.2581

Palavras-chave:

Memória, Documento, Arquivo eclesiástico, Prelazia de São Félix do Araguaia

Resumo

Este artigo apresenta uma compreensão a respeito de Arquivo Eclesiástico tomando como objeto e fonte a organização arquivística da Prelazia de São Félix do Araguaia – MT. A pesquisa compõe o projeto “Ressonâncias de vozes de Bispos: o Araguaia/Xingu de Casaldáliga”, em andamento junto ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. O referencial teórico/metodológico visa a abordagem qualitativa e dialoga com as ideias dos historiadores Jacques Le Goff (2013), Paul Ricouer (2007) e com o pensamento de Michel Foucault (2000) para, na perspectiva dos estudos genealógicos e a partir da emergência dos acontecimentos, dar a conhecer as potencialidades na construção de saberes. Esta narrativa também é resultado de atividades da disciplina Estudos Avançados em História da Educação II, que contribuiu na nossa formação sobre o tema dos arquivos. Concluímos que o arquivo eclesiástico, como território de produção de sentido e problematização da vida, constitui-se como um dispositivo que preserva, organiza e disponibiliza um conjunto de memórias, composto por escritos, iconografias e materiais áudio visuais, com informações disponíveis a respeito de autoridades e grupos socioculturais, ligados ou não ao clero, permitindo diversas construções teóricas.

 

Biografia do Autor

Pedro Henrique Nascimento de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Educação do ProPEd-UERJ. Mestre em Educação pelo PPGE-UFRJ (2019). Especialista em Ensino de História do CESPEB-UFRJ (2022). Bacharel e Licenciado em História pela UFF (2016). Membro do Grupo de Estudos História da Educação e Religião. Membro do Observatório da Laicidade na Educação. Atuou como professor de História na Rede Municipal de Itaboraí-RJ. Atual como professor de História em pré-vestibulares sociais e comunitários (EDUCAFRO, PECEP, EMANCIPA). Atuou como professor visitante no Curso de Pós-graduação Lato-Sensu em História do Rio de Janeiro (IPN/FATEC-PR). Atuou como mediador acadêmico do Curso de Pós-graduação em Alfabetização, Leitura e Escrita (Faculdade de Educação-UERJ). Tem experiência docente nas áres de História e Educação, com ênfase em Ensino de História. Tem interesse particularmente em História, Educação, Ensino de História, Laicidade e Religião, que busca contemplar em sua área de atuação profissional.

Veronete Dias Gomes, UERJ/Doutoranda

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Possui Especialização em Educação do Campo, Desenvolvimento e Sustentabilidade pelo Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT. É membro do Grupo de Pesquisas Formação de Professores e Práticas Educativas - Nufope - vinculado CNPq e do GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião ? núcleo Rio de Janeiro, Edu, UERJ. Efetiva na Secretaria de Estado de Educação como professora da Educação Básica. Atuou no CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos profissionais da Educação - como Professora Formadora da Alfabetização. Foi Coordenadora de polo do Profuncionário 2017/2019. Em 2015 e 2016 atuou também como professora Orientadora de Estudo do PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa.

Paula Leonardi, UERJ/Professora da Faculdade de Educação

Paula Leonardi é graduada em Pedagogia pela UNESP- Rio Claro; mestre em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (bolsista FAPESP); doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação USP (2008), com período de estágio no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (bolsista CAPES); pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP (2011), com bolsa FAPESP. É professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) e pesquisadora dos grupos Focus (Grupo de Pesquisa sobre Educação, Instituições e Desigualdade, FE, Unicamp) e GEHER (Grupo de Estudos História da Educação e Religião ? núcleo Rio de Janeiro, Edu, UERJ). Atuou como professora convidada na Universidade Bordeaux Montaigne entre dezembro de 2019 e maio de 2020, com financiamento Capes Print. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (Faperj) e Prociência. Compõe a diretoria da Sociedade Brasileira de História da Educação na representação Sudeste. É editora da Revista Teias e membro do Conselho Editorial das revistas Caedu e Pensar a Educação em Revista. Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos docentes e de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação.

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Publicado

2022-05-04

Como Citar

OLIVEIRA, P. H. N. de; DIAS GOMES, V.; LEONARDI, P. Pensando os arquivos eclesiásticos: a contribuição do arquivo da Prelazia de São Félix do Araguaia na preservação da memória local. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 3, n. 3, p. 01-19, 2022. DOI: 10.26694/caedu.v3i3.2581. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/2581. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO