REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UM DEBATE CONTROVERSO NO ÂMBITO JURÍDICO E EDUCACIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v6i3.5973

Palavras-chave:

Educação básica, Educação domiciliar, Legislação Educacional Brasileira, Cidadania, Estado Democrático de Direito

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da modalidade de ensino conhecida como educação domiciliar e dos debates em torno de sua legitimidade e das implicações sociais associadas a uma possível regulamentação no Brasil. Para atingir este objetivo, iniciou-se com uma conceituação dessa categoria e com a apresentação da gênese e do desenvolvimento de movimentos contrários e favoráveis a esse modelo. Também foram examinadas normas constitucionais e infraconstitucionais que estabelecem o direito fundamental à educação e a obrigatoriedade de acesso à escola, por um lado, e noção de liberdade de escolha e de ensino, por outro. Por fim, foram exploradas propostas legislativas e debates teóricos contemporâneos em torno do tema, nos âmbitos do Direito e da Educação. A metodologia adotada envolveu a pesquisa bibliográfica e a análise documental. Concluiu-se que a temática permanece controversa, exigindo a ampliação do diálogo e o desenvolvimento de um arcabouço regulatório sensível às necessidades de uma sociedade plural e dinâmica, sem perder de vista o papel crucial da educação na formação de cidadãos aptos a atuarem na vida social em sintonia com os valores democráticos.

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Biografia do Autor

Soraia Andréa Gomes Castro, Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (IEC/PUC Minas) e em Poder Legislativo e Políticas Públicas pela Escola do Legislativo da Assembleia de Minas Gerais (ELE/ALMG), e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. (PUC Minas). Assessora parlamentar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Stefania de Resende Negri, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Analista Legislativo, na área de projetos educacionais, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Editora do periódico Cadernos da Escola do Legislativo e coordenadora da Especialização em Poder Legislativo e Políticas Públicas da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas (ELE/ALMG).

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Publicado

2024-12-08

Como Citar

CASTRO, Soraia Andréa Gomes; NEGRI, Stefania de Resende. REGULAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DOMICILIAR: UM DEBATE CONTROVERSO NO ÂMBITO JURÍDICO E EDUCACIONAL. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 6, n. 3, p. 01–18, 2024. DOI: 10.26694/caedu.v6i3.5973. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/5973. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS