A BANDA PASSA E A DÚVIDA FICA: PROFESSOR OU INSTRUTOR?
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v6i2.5537Palavras-chave:
Educação Musical, Banda de Música , Prática docenteResumo
Esse artigo aborda um cenário de mudanças no sistema educacional em um contexto de crise econômica e de ascensão do pensamento neoliberal na sociedade. O debate se concentra em como a educação está sendo moldada pelas ideias do neoliberalismo, que enfatiza a redução do tamanho do Estado e a promoção da competitividade. Isso levou a uma transformação na maneira como a educação é concebida e renovada, com implicações significativas para os profissionais que atuam nesse campo. Em meio a essa transformação, surge o papel do “instrutor” na educação, em particular no ensino de música. De fato, o ensino de música no contexto da educação básica nos últimos vinte anos obteve diversas transformações positivas em todo Brasil, com a aprovação da Lei Federal nº 11.769 aprovada em 18 de agosto de 2008 que disserta sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica que, conforme descrito por Silva e Andrade (2008), trata apenas do retorno da música como conteúdo necessário nas escolas. Dessa forma, com a aprovação desta lei, a grande demanda por professores de músicas desencadeou a abertura de um mercado voltado para aulas de música, além de abertura de vagas em concursos específicos e a o crescimento de vagas ofertadas em cursos superiores nesta área.
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