Um ensaio sobre o livro didático e a legislação sobre os saberes africanos, afro-brasileiras e indígenas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26694/caedu.v5i2.4706

Palavras-chave:

Livro didático, Ensino das relações étnico-raciais, Escola básica, Artefato cultural, Arte

Resumo

Este texto nasce de uma pesquisa que versa sobre os livros didáticos para o ensino do componente arte na escola básica. Possuindo um caráter de ensaio, busca-se fazer uma visita à história do livro didático e o programa brasileiro para sua adoção e difusão, a legislação para o ensino das relações étnico-raciais, e uma articulação entre estes temas. Também se levanta a questão do livro didático como artefato cultural que dirige e legitima determinados saberes em detrimento de outros, ou ainda a sua ruptura. Como base para o desenvolvimento debate, são utilizados documentos de referência e legislações pertinentes, assim como literatura acadêmica sobre o livro didático desde diferentes ângulos. Na sua totalidade, as discussões flertam com indagações derivadas de como os livros didáticos de arte endereçam os artefatos culturais de base africana, afro-brasileira e indígena para reproduzir ou eliminar discursos hegemônicos, fortalecendo ou enfraquecendo os estereótipos de inferioridade e a desconstrução de possibilidades de reconhecimento e valorização da diversidade cultural existente no Brasil.

Biografia do Autor

Abilde Hartman Sacamoto Vilela, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Possui graduação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014). Atualmente é professora - Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes

Leonardo Borne, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO - UFMT

Educador musical, pesquisador e flautista. Léo Borne é graduado em música - Composição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre em Educação - Educação Musical pelo PPG Educação da mesma universidade, e doutor em Música - Educação Musical pela Universidad Nacional Autónoma de México, além de ter estudos de graduação em Musicoterapia pela Faculdades EST e especialização pela Faculdade Inove Saber. Sempre vinculado às artes e música, atuou e tem experiência profissional nas áreas de musicoterapia, educação infantil, educação especial e inclusão. Além disso, Léo tem experiência científica e profissional em desenvolvimento infantil, contextos não-formais de ensino-aprendizagem, formação de professores e educação continuada, educação à distância e pedagogia universitária. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), tendo passado pela UFC-Sobral. Ele se dedica ao ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação musical, avaliação, teoria musical, percepção e solfejo. Também se preocupa com os debates e a produção musical e educacional latinoamericana e de educação musical especial. Orienta nos níveis de graduação, mestrado e doutorado na UFMT (PPG Educação) e na UFPE (PPG Música). Sua produção científica tem sido apresentada e publicada em diversos contextos regionais, nacionais e internacionais, destacando-se o FLADEM, a ISME, a ABEM e a ANPPOM. É lider do grupo de pesquisa "Música e Educação" (FCA-UFMT), presidente do Comitê Acadêmico do Fladem-Brasil (2020-2024) e membro do Comitê Acadêmico internacional do FLADEM (2018-2023).

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Publicado

2023-10-26

Como Citar

VILELA, Abilde Hartman Sacamoto; BORNE, Leonardo. Um ensaio sobre o livro didático e a legislação sobre os saberes africanos, afro-brasileiras e indígenas. CAMINHOS DA EDUCAÇÃO diálogos culturas e diversidades, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 01–18, 2023. DOI: 10.26694/caedu.v5i2.4706. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/cedsd/article/view/4706. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS